Opinião

A transformação digital no Brasil

A transformação digital no Brasil
Crédito: Pixabay

THIAGO LIMA*

Recentemente, foi divulgado por uma escola de administração da Suíça um ranking de competitividade digital. O estudo avaliou 63 países e utilizou diferentes critérios: conhecimento, tecnologia, preparação para o futuro e a utilização de robôs. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil aparece apenas na 57ª colocação. Isso deixa claro o fato de que ainda temos dificuldades em converter conhecimento em tecnologia.

A nossa base como formação – aqui falo dos ensinos Fundamental e Médio – reflete diretamente nesses números. Diferentemente da China, onde as crianças têm contato com diversas plataformas e conceitos ligados à inovação desde os sete anos de idade, pouco se fala sobre tecnologia nas escolas aqui no País. E quando se trata do universo de tecnologia, é preciso ter contato desde cedo para se aperfeiçoar e dominar o assunto. Para ter uma dimensão, atualmente estima-se que existam cerca de 250 mil vagas de emprego em empresas de tecnologia, porém, faltam profissionais capacitados para ocupar os cargos.

Por outro lado, a dificuldade e a falta de apoio, quando falamos em educação voltada ao segmento tecnológico, fazem com que a nova geração de brasileiros se destaque em um dos pontos do estudo: atitude em relação ao futuro. Nós somos uma comunidade maleável, que se adequa à falta de recursos e, mesmo sem um suporte, conseguimos atuar nas mais diversas áreas. Atualmente, temos 10 empresas unicórnios (marcas que estão avaliadas pelo mercado em mais de 1 bilhão de dólares) como Gympass, PagSeguro, Nubank, iFood, Loggi, só para citar alguns, além de outras que estão na briga para entrar neste seleto grupo.

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No entanto, se existisse mais incentivo e uma base de formação mais preparada para os novos tempos, o número de empresas unicórnios no País estaria mais próximo ao da China, que hoje conta com cerca de 125 empresas nesta classificação. Negócios que fizeram a transição do Made in China para o Created in China e que se tornaram referência de inovação para o mundo. Assim, constatamos a necessidade de uma mudança de mindset, tanto do governo brasileiro, como da comunidade nacional, para reverter a situação e desenvolver, em médio e longo prazos, uma cultura mais alinhada com a realidade do mercado mundial.

*CEO e fundador da LinkAPI, plataforma que possibilita empresas desenvolverem, monitorarem e distribuírem integrações entre diferentes sistemas

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