Comunidade internacional pede autocontrole para EUA e Irã

A comunidade internacional vem insistindo que os Estados Unidos e o Irã exercitem o autocontrole após a promessa de vingança por parte de Teerã em razão do assassinato do alto comandante militar iraniano, Qassem Soleimani.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, insiste que líderes exercitem controle máximo, sem citar especificamente os países e pediu que seja feito um esforço para conter a situação.
As cerimônias do funeral para Soleimani foram realizadas em todo o Irã nessa segunda-feira (6), três dias após sua morte por um ataque com drones feito pelos Estados Unidos no Iraque. O enterro está marcado para terça-feira (7), na província sudeste de Kerman, onde ele nasceu.
A imprensa iraniana citou Ali Akbar Velayati, conselheiro de política externa do líder supremo, afirmando que americanos devem deixar a região. Alertou que caso não o façam, podem acabar em uma situação pior do que ocorreu na guerra do Vietnã.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No domingo (5), vários foguetes foram disparados perto da embaixada americana em Bagdá. Tropas americanas e outras embaixadas dos Estados Unidos na região estão em alerta máximo.
(Agência Brasil)
Ouça a rádio de Minas