Negócios

BH vai receber representação do Ibrachina

BH vai receber representação do Ibrachina
Crédito: Charles Silva Duarte / arquivo dc

A capital mineira deverá receber um escritório do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina). O presidente do instituto, o advogado Thomas Law, está em busca de um ponto comercial em Belo Horizonte para abrigar uma representação da entidade e ampliar os negócios realizados entre a China e os empresários mineiros. A instituição está sediada em São Paulo. Na presidência, Thomas Law tem intermediado a relação entre os empresários chineses e brasileiros com o Congresso Nacional.

A instalação de uma representação do Ibrachina na capital mineira acontece no momento que o grupo XCMG, um dos maiores fabricantes de maquinário pesado da China, anuncia a abertura de um banco da companhia no Brasil para financiamento de distribuidores e outras empresas do setor. A companhia possui uma fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas, inaugurada em 2014. A intenção do grupo é a de transformar o espaço de 140 mil metros quadrados no município em um parque industrial, com a presença de fornecedoras vindas da China para se instalar em Minas.

A China é o principal destino das exportações brasileiras (27,8%), com uma fatia mais de duas vezes maior que a do segundo colocado, os Estados Unidos. E Minas Gerais, desde 2009, é o maior parceiro comercial dos chineses.  Toda essa grandeza comercial será retratada no Carnaval de São Paulo. A Escola de Samba Unidos de Vila Maria, com o apoio do Ibrachina, contará em seu enredo a história da comunidade chinesa no País. Hoje, já são mais 300 mil chineses vivendo no Brasil. (Da Redação)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas