Variedades

CURTAS DC MAIS | 05/02

CURTAS DC MAIS | 05/02
Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB

Obra de Pixinguinha

O projeto Múltiplo Ancestral, do CCBB Educativo, traz para o público uma verdadeira aula-show sobre o ritmo choro, suas origens e as criações do mestre Pixinguinha. Quem comanda a atração “Pixinguinha e Benedito Lacerda em dueto” é o grupo Choro 21, no próximo sábado, às 11 horas, com entrada gratuita. A apresentação conta com a participação especial do saxofonista Anderson Costa. O choro, desde suas origens, sempre foi uma atividade de músicos criadores. A figura do instrumentista-compositor foi fundamental para a invenção e o desenvolvimento do choro ainda na passagem do séc. XIX para o século XX. O Projeto Choro 21 procura nesta apresentação revisitar as criações do grande mestre Pixinguinha. O CCBB-BH fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.

Feira Textura

A confluência entre livros-objeto, escrita experimental, cultura urbana e poesia visual está no cerne das obras que a editora SQN Biblioteca leva no próximo sábado para a Feira Textura, parte integrante da programação do Verão Arte Contemporânea (VAC). O evento, que acontece nos jardins internos do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), às 11 horas, vai servir de palco para o lançamento do projeto “Um autor de sucesso”, terceiro livro do escritor, músico e agitador cultural, Miguel Javaral, e do livro “Bichos”, do artista visual André Lage. Os dois trabalhos trazem em seu corpo a ideia da experimentação, seja por meio do conteúdo, da linguagem ou da composição visual. A entrada é gratuita.

Sarau Libertário

O Sarau Libertário realiza sua segunda edição em 2020 no próximo domingo, a partir das 14 horas, na Casa Kubitscheck (avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes, Pampulha). Desta vez, foram convidados para debater o tema “Culturas Pelo Mundo” o poeta, compositor, artista visual e arte-educador Renato Negrão; a cantora, compositora e percussionista Elisa de Sena; o cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê; e o grupo de teatro Mulheres Míticas. Gratuito, o evento é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A entrada é franca.

Futebol e maternidade

A maternidade é vista como um ‘milagre’ para muitas pessoas, mas no futebol é encarada como um desafio. Jogadoras e profissionais do esporte vivem as comemorações e, também, o preconceito, o julgamento e a dúvida de ficar em campo. No programa “Mulhere-se” de hoje, a médica do América Futebol Clube Flávia Magalhães, que também passou pela seleção brasileira feminina, fala sobre a experiência de ser mãe e o esporte. Conduzido por Sara Silva Ribeiro, o programa se destacou por dar voz à sociedade feminina e foi ganhador do prêmio internacional no Festival Iberoamericano da Cultura Viva, em 2017, e o prêmio Mineiro de Direitos Humanos, no mesmo ano. O “Mulhere-se” com Flávia Magalhães vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar a atração pela internet, no site da emissora: redeminas.tv.

‘Historietas Malucas”

Experiências com a arte podem ser divertidas e educativas, aproximando crianças e adultos do universo artístico. Por isso, o CCBB Educativo traz atividades lúdicas no Lugar de Criação, visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para todas as idades. As atrações têm entrada gratuita e acontecem aos sábados e domingos, das 11h às 13h e das 15h às 17h. Diversas histórias sem pé nem cabeça ganham vida em Desde Pequeno, com a “Oficina de Historietas Malucas”, nos próximos sábado e domingo. As crianças pequenas e bebês com suas famílias são convidadas a mergulharem em histórias e poemas inspirados em escritores do movimento surrealista e do realismo fantástico latino americano. No sábado, a atividade acontece somente às 15 horas. O CCBB-BH fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas