A importância do networking para negócios

Flávio Vinte *
Ter contatos profissionais estratégicos se tornou um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. Traduzir isso em uma única palavra é falar de networking. O termo em inglês tem ganhado, cada vez mais, o mundo corporativo e, quando bem utilizado, é uma excelente ferramenta de marketing pessoal.
Antes associados apenas a eventos, o networking hoje precisa fazer parte da rotina dos empreendedores. Pois, no dia a dia, para quem busca manter seu negócio em uma posição de destaque, precisa interagir com uma variedade de pessoas, como: fornecedores, investidores, funcionários, clientes, concorrentes. Essas interações são oportunidades de descobrir novidades no mercado, além de resultar em possíveis parcerias futuras.
Já para quem procura se inserir no mercado de trabalho, uma boa rede de relacionamentos pode ser o fator essencial para garantir a tão almejada vaga de emprego. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria The Adler Group, em 2016, cerca de 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de networking. O levantamento, realizado com cerca de 3 mil pessoas, também concluiu que muitas delas não possuíam as qualificações ideais para os cargos que ocupavam. Nesses casos, as indicações foram cruciais para a empregabilidade desses profissionais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com o advento da tecnologia, relacionamentos estratégicos também ganham espaços nas redes sociais. Mas o mundo virtual deve ser apenas um meio de construir um networking efetivo, mas não o fim. Pois é necessário levar os relacionamentos profissionais para o ambiente físico. E isso pode ser realizado através de participações em eventos dentro do ramo que o profissional atue, como seminários, palestras e congressos.
Porém, quando se fala em construir uma rede de contatos profissionais, vale ressaltar que a qualidade importa mais do que a quantidade. Mas como encontrar as pessoas certas? E o mais importante, como se aproximar delas? Uma maneira é solicitar apresentações, caso vocês tenham algum conhecido em comum.
Outra forma de desenvolver um relacionamento com um profissional estratégico é se apresentar a ele. Entretanto, muitos se sentem inseguros quando precisam falar com estranhos. E um dos meios mais eficientes de combater esse sentimento é realizar uma preparação prévia de como será a abordagem e quais serão os assuntos. Por exemplo, é possível pesquisar o perfil dos profissionais que encontrará e identificar afinidades e coincidências, como mesma faculdade ou viagens para lugares em comum.
Ao interagir com esses novos contatos, tente fazer perguntas sobre a outra pessoa, em vez de falar de si e do seu negócio logo de início. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente.
* Empreendedor e CEO da Vivaçúcar
Ouça a rádio de Minas