Coronavírus muda comportamento do consumidor brasileiro

As vendas do varejo brasileiro já começam a ser impactadas pelo coronavírus. Números divulgados pela FX Retail, F360º e SBVC mostram que, no final de semana passado, lojas em aeroportos e o setor de moda foram os mais impactados pela mudança de comportamento dos consumidores. Por outro lado, drogarias tiveram uma forte alta nas vendas.
O setor de drogarias teve um crescimento de 35,01% no último fim de semana, na comparação anual. Por outro lado, o mercado de moda recuou 31,76%, refletindo a preocupação do público com os efeitos do vírus sobre a saúde.
Essa desigualdade de comportamento também aparece claramente na análise por formato de varejo. Aeroportos (-23,73%) e shopping centers (-13,55%) foram mais afetados pelo receio do público em permanecer em locais de grande movimento.
As galerias dos hipermercados, porém, tiveram um aumento de 8,54% no faturamento no final de semana, em função da ida dos clientes às lojas de alimentos para repor seus estoques.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O Índice de Performance do Varejo (IPV) mede dados reais de vendas e, por isso, é um indicativo importante do que está acontecendo com o setor em meio à pandemia do coronavírus”, comenta o presidente da SBVC, Eduardo Terra.
Confira aqui os dados completos da edição especial do Índice de Performance do Varejo (IPV).
Ouça a rádio de Minas