Negócios

DC LIVROS | 21/03

DC LIVROS | 21/03

Impactos do Covid-19 na lei trabalhista

O advogado e professor de Direito do Trabalho da PUC e FGV, Paulo Sergio João, elaborou um e-book com os principais impactos trabalhistas diante das medidas emergenciais de combate à pandemia do Covid-19.

Em 15 páginas, a cartilha aborda a responsabilidade do empregador e do empregado, as possibilidades de aplicação da legislação trabalhista em emergência, como home office e utilização do banco de horas; o tratamento de ausências de empregados; a responsabilidade social e os precedentes internacionais.

“Diante de uma situação de crise, de nada adiantará a atuação legislativa, comoção jornalística e o discurso de autoridades, se cada cidadão não enxergar a situação com a devida seriedade, comprometimento e responsabilidade social, sendo essa a ação voluntária de zelar pelo bem estar social de todas e todos, estando ou não nos grupos de risco mais gravosos da doença. Mudanças drásticas na rotina dos brasileiros apresentam consequentes impactos nas relações de trabalho, que se demonstram como verdadeiros desafios a serem encarados pelas empresas brasileiras”, explica o Prof. Paulo Sergio João.

A maioria das empresas adotou o home office como medida de urgência, que pressupõe que todos os trabalhadores se comprometam em permanecer em suas residências, não podendo ser confundida como folga ou férias para dispor livremente de seu tempo em atividades de lazer.

“A suspensão de atividades empresariais não pode ser confundida com férias ou descanso, é momento, em verdade, de redobrar o estado de alerta, pois a superação de momentos de crise somente chega ao sucesso com a respectiva conscientização e prevenção de todos envolvidos. Trata-se do exercício diário de empatia que será decisivo para a urgente superação dessa crise mundial”, explica Flavio Fernando Figueiredo, sócio do PSJ Advogados.

Para o professor de Direito do Trabalho, o desafio para as empresas, diante da legislação trabalhista em vigor, é promover alterações ao contrato de trabalho de seus empregados de modo a efetivar os compromissos. “Ressalva que se faz necessária é a de que nos casos de isolamento de empregado efetivamente contaminado pelo Covid-19, a empresa deve dar ao caso o tratamento de doença comum, encaminhando-o ao INSS para percepção de auxílio-doença previdenciário após o 15º dia de afastamento”, esclarece Paulo Sergio João.

O e-book “Covid-19 – Relações de Trabalho em situações emergenciais” é gratuito e pode ser baixado. (Covid-19 – Relações de Trabalho em situações emergenciais, Paulo Sergio João, 15 páginas)

Instagram pode ser lucrativa plataforma de negócios

O Instagram pode ter começado como uma rede social de fotos, mas hoje, vai muito além dos likes, com funcionalidades voltadas para a compra de produtos com o intuito de facilitar tanto a vida dos usuários como dos influenciadores e marcas.

No entanto, muitas empresas e aspirantes a influenciadores digitais começam a investir em marketing no Instagram ainda de uma forma improvisada, obtendo baixo engajamento, interação e poucas vendas.

Com 11 milhões de seguidores nas plataformas digitais, a especialista em marketing digital Júlia Munhoz traz dicas valiosas sobre como esta rede social pode ser: “Quando se usa o Instagram com as estratégias de marketing e vendas, você para de correr atrás dos clientes e os clientes começam a correr atrás de você.”

A fim de orientar empresas e pessoas que querem aproveitar todo o potencial do Instagram, Júlia Munhoz está lançando o livro ‘Instagram para Negócios’, que está à venda pela Amazon e nas maiores livrarias do País.

Com toda a sua experiência acumulada desde o início do Instagram, Júlia Munhoz traz uma direção totalmente nova para aumentar as vendas mesmo com poucos recursos iniciais:

“Eu escrevi o livro no final de 2019 contendo as estratégias mais atualizadas de marketing e vendas no Instagram, para que você possa crescer mesmo se não puder investir no momento muito dinheiro nisto.”

Segundo a autora, no livro o leitor aprende a ter uma visão mais ampla para alavancar seus negócios: “É preciso investir tempo em pesquisa e conhecimento de mercado e estratégias de crescimento. Sem isso, não acontece o engajamento e a interação necessária para alavancar os seus negócios e a sua influência no Instagram.”

O objetivo, segundo a autora, é a transformação total do seu negócio: “eu desenvolvi técnicas que têm ajudado centenas de pessoas a construir um branding positivo. O meu objetivo é que você nunca mais veja o Instagram e os seus negócios da mesma maneira, sendo o livro o seu mapa para transformar o seu negócio.” (Instagram para Negócios, Júlia Munhoz, DVS Editora, 120 páginas, R$ 29)

Gestão estratégica de empresas: o que o Rei Arthur tem a ver com isso?

Foi em uma gelada tarde de inverno escocês que a psicóloga e consultora organizacional Léia Wessling teve o insight para escrever a obra Mindset – Liderança Estratégica.

Destinada a gerentes, lideres, executivos, empresários, investidores, empreendedores e gerentes de RH, o leitor encontra, em um metafórico pentagrama, respostas que o ajudará nas batalhas do mundo corporativo.

A metáfora apresentada pela escritora catarinense é sobre o formato das mesas executivas atuais, em sua maioria retangulares, em comparação à távola redonda em que o Rei Arthur se reunia com os seus cavaleiros. É a partir dessa análise que Léia Wessling propõe os seguintes debates: o que os líderes precisam compartilhar para que a tal távola redonda se materialize e crie um ambiente positivo de gestão? Quais são os elementos fundamentais do modelo mental de um time de liderança?

Tais questionamentos são abordados no livro com a experiência de 20 anos da escritora em projetos de consultoria e também por meio da pesquisa inédita de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações sobre o mindset de equipes de gestão estratégica. Com a participação de cinco CEOs de diferentes empresas, Léia Wessling descreveu 10 potenciais elementos mentais das equipes de gestão e, depois, com outros 24 executivos, testou os conceitos e desenvolveu o pentagrama de suas távolas redondas.

A ilustração da capa do livro representa o pentagrama: uma mesa empresarial, a távola redonda, em que as cinco frações simbolizam a força vital que compõe toda a criação do mindset da Liderança Estratégica: tarefas individuais, confiança, intenção estratégica, decisão e conquista.

“Assim como aconteceu com Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, meu desejo é que você e sua equipe construam a sua própria mesa e circularidade. E que, nela, muitas aventuras sejam compartilhadas. E que, com igual alegria, sintam-se orgulhosos de seus feitos e conquistas. E que também sintam-se bem com o que se tornaram. E esta é a maior das aventuras.” (Mindset – Liderança Estratégica, pág. 131)

Mindset – Liderança Estratégica associa criatividade e curiosidade na realidade de empresários e executivos a partir da metáfora do Rei Arthur. Com uma escrita prática e sintetizada, Léia oferece ao pequeno, médio ou grande empresário um modelo de governança baseado em verdade, coragem e confiança. (Mindset – Liderança Estratégica, Léia Wessling, Nave – Nauemblu Ciência&Arte, 135 páginas, R$ 33)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas