Varejo não descarta “fôlego” com Dia das Mães

“Vamos ter Dia das Mães sim!” Esse é o mantra dos varejistas da Capital que se desdobraram em estratégias para não perder as vendas da segunda melhor data do ano – atrás apenas do Natal.
As medidas de isolamento social endurecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que prevê o início da abertura do comércio apenas para o dia 25 de maio – a depender da ocupação dos hospitais da cidade – fizeram com que comerciantes de todos os setores se voltassem ainda com mais afinco ao comércio on-line.
E é bom todos estarem a postos, pois os consumidores estão animados. De acordo com pesquisa da Behup/Globo 2020, 85% dos consumidores pretendem presentear suas mães no Dia das Mães, que acontece nesse domingo.
Desse total, 82% consideram comprar os presentes de forma on-line. Ainda segundo dados do portal Ebit, que ajuda a medir reputação das lojas virtuais e do e-commerce, a previsão é de que as vendas on-line para a data aumentem 40% com relação a 2019.
A Toluna (plataforma de insights para hoje por economia de demanda) também questionou os consumidores nos dias 4 e 5 de maio e verificou que 70% das pessoas naquela data já tinham comprado ou pretendiam comprar presentes para o Dia das Mães.
Dessa maioria, 68% pretendiam comprar os presentes em lojas on-line, 28% em lojas físicas com retirada e 11% pretendem comprar de autônomos ou pequenos comércios. Especificamente durante o Dia das Mães, 40% irão presentear suas mães com roupas, 26% com perfumes, 24% com maquiagem e 21% com sapatos.
Quase 26% das pessoas entrevistadas irão esperar promoções para comprar os presentes para o Dia das Mães. Levando em consideração o cenário criado pela disseminação do novo coronavírus, 60% das pessoas acreditam que as marcas tomaram as ações necessárias para promoção e venda de seus produtos.
Segundo a Compre & Confie houve um aumento expressivo no número de compras feitas on-line desde a chegada da pandemia ao Brasil. Em abril, o faturamento do varejo digital aumentou 81% em relação ao mesmo mês de 2019, atingindo R$ 9,4 bilhões. O crescimento deve continuar também no Dia das Mães deste ano, data em que as compras on-line devem ter aumento de mais de 100% em relação ao Dia das Mães do ano passado.
Novidades – Na rede de Drogarias Araujo, a meta, segundo a gerente de marketing, Juliana Valeriano, é obter o mesmo sucesso alcançado na Páscoa.
“Na Páscoa o on-line funcionou muito bem. Dobramos a venda em relação ao mesmo período do ano passado. Temos muitos itens além dos medicamentos, inclusive flores, que são a novidade desse ano. Podemos ser uma opção muito conveniente para as pessoas pois fazemos entrega em todo o Brasil e em Belo Horizonte temos opções rápidas de entrega para quem deixou para a última hora”, explica Juliana Valeriano.
Para atender a demanda, a rede buscou negociar com fornecedores para oferecer melhores preços para os consumidores. Entre os canais de venda a maior expectativa recai sobre o formato clique e retire. Nesse modelo o cliente faz a compra e o pagamento on-line e retira o produto na loja indicada. Em boa parte deles, onde há espaço, a entrega é feita em sistema drive-thru, sem que seja necessário descer do carro.
“Mesmo nas lojas em que não existe um drive-thru formalizado, mas existe um espaço em que os carros podem ser manobrados, vamos adotar o sistema. Dessa forma damos mais comodidade e segurança aos clientes e aos nossos funcionários. Estamos vivendo um período muito complicado e precisamos oferecer um pouco mais de carinho a todos.
No que depender de nós, todos teremos um Dia das Mães digno de comemoração”, afirma a gerente de marketing da Araujo.
Restaurantes – Acostumados a receber as famílias para a comemoração, os restaurantes, com os salões fechados, não desistiram de participar ativamente da festa. O delivery, que se tornou a opção para a maioria continuar funcionando, vai ser incrementado nesse final de semana. 80 restaurantes que participam da plataforma de entregas 99Food na Capital lançaram cardápio especial para a data, incluindo promoções e itens exclusivos.
Segundo o diretor-geral da 99Food, Danilo Mansano, atuando no mercado da Capital desde dezembro do ano passado, a plataforma já conta com mais de 4 mil restaurantes cadastrados sendo que, 40% deles, nunca haviam usado uma plataforma de entrega antes. Desde o início da restrição de circulação na cidade, a 99Food percebeu um aumento de 20% dos pedidos intermediados pela plataforma.
“Para o Dia das Mães, mais de 80 restaurantes cadastrados na 99Food irão oferecer promoções e/ou itens exclusivos: opções para famílias grandes ou pequenas, entrega grátis, descontos em itens selecionados e compre um item e ganhe outro. Um dado relevante registrado pela empresa é que 100% das proprietárias dos restaurantes que oferecerão promoções e/ou itens exclusivos são mães, sendo que 57% dos filhos trabalham neste comércio familiar. Desenvolvemos um banner dentro da plataforma especialmente para a data, com o objetivo de dar mais visibilidade para os restaurantes parceiros e facilitar o acesso dos consumidores às seleções especiais”, pontua Mansano.
Os shopping centers, mesmo fechados, também se esforçam para garantir uma fatia desse consumo. Na região Noroeste, o Shopping Del Rey criou uma mobilização para apoiar as mães que têm suas rendas oriundas do comércio e oferecer alternativas para quem quer se fazer presente neste momento.
As iniciativas, de acordo com a gerente de marketing do Shopping Del Rey, Marina Diniz, que vão acontecer ao longo de todo o mês de maio, permitem a compra antecipada de vale-presentes ou a escolha por itens produzidos pelo “Amor de Mãe” – grupo de mães empreendedoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“Vamos descobrir novas formas de celebrar e se fazer presente. Ao abraçar essas iniciativas, queremos estender a centenas de outras mães essa homenagem, a partir da valorização de seu trabalho”, afirma Marina Diniz.
Ouça a rádio de Minas