Festa da Francofonia tem eventos diversos

O idioma francês é falado em dezenas de países, com mais de 300 milhões falantes nativos no mundo. O resultado disso é uma rica cultura celebrada na Festa da Francofonia, que acontece sempre no mês de março. Na capital mineira, a Aliança Francesa de Belo Horizonte preparou uma programação intensa para a 8ª edição do evento, que inclui mostras de cinema, exposições, concertos, peça de teatro e muito mais. As atrações ocorrem em vários espaços da cidade, com entrada gratuita ou ingressos com valores acessíveis.
A Festa da Francofonia busca apresentar ao público a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. “Pelo oitavo ano consecutivo temos o grande prazer de celebrar a Francofonia em Minas Gerais, com uma programação variada e multidisciplinar, alternando atividades online e presenciais. Um motivo de alegria é que retomamos as turnês internacionais, trazendo da França um cantor e compositor, um grupo de teatro e um solista de piano. Além disso, vários países de cultura francófona se juntaram para apresentar filmes, exposições, encontros com autores, etc. De novo, abriremos para o público esta grande casa da francofonia que, como disse o escritor marroquino Tahar Ben Jelloun, apresenta a particularidade de ter mais inquilinos que proprietários”, ressalta o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.
O adido de cooperação e ação cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, Vincent Nédélec, reforça: “alegra-nos retomar, em 2022, os encontros com as diversas expressões artísticas que a inspiração da francofonia congrega. Como nas edições anteriores, a longeva amizade entre Minas Gerais e as culturas francófonas nos brinda com uma grandiosa programação, inscrita em um diálogo perene e festivo”.
Os quadrinhos são expressões artísticas importantes para a cultura francófona e por isso são presença garantida na 8ª Festa da Francofonia. A exposição “Parece que algo acontece”, desenvolvida pela Valônia-Bruxelas Internacional com o apoio da Aliança Francesa de Belo Horizonte, apresenta uma seleção de obras de autores de Valônia e Bruxelas (Bélgica francófona) publicada por editores alternativos. O público pode conferir a mostra até 1º de abril na Galeria de Artes Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Hoje, às 20h, será realizado o concerto do cantor francês Xavier Machault com o projeto “Pelouse” (foto), na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. O artista se apresenta em um duo de guitarra, baixo e voz com Martin Debischopp.
Ópera na Tela – Outro evento que faz parte dessa grande festa é o Ópera na Tela, realizado pela Bonfilm, com apresentação no Cine Theatro Brasil Vallourec, entre os próximos dias 14 e 24.Serão exibidos 13 títulos. Destaque para as obras francesas “O Corcunda de Notre-Dame”, no dia 18, às 19h, “Fausto”, no dia 24, às 19h, e um especial “Dia Mundial da Francofonia”, no dia 20, com exibição de dois filmes: “O hip-hop invade a (ópera) Bastilla”, às 18h, e “Les Indes Galantes”, às 20h30.
A Filarmônica de Minas Gerais marca presença na programação da Festa da Francofonia, da Aliança Francesa, com concertos nos dias 17 e 18, às 20h30. Sob a batuta do maestro José Soares, será apresentado na Sala Minas Gerais o “Concerto para piano em Sol maior”, de Maurice Ravel, um dos compositores franceses de maior renome, com participação do pianista Ronaldo Rolim. A orquestra também apresenta outras duas obras no programa. O público poderá conferir a abertura “A bela Melusina”, op. 32, de Mendelssohn, e “Sinfonia nº 4 em ré menor, op”, de Schumann.
A programação também apresenta três diferentes ciclos de cinema ao longo de março com uma seleção especial de longas, curtas, documentários e animações destinadas ao público infantil. A Ciclo Francofonia – Festa do Curta-metragem acontece no Sesc Palladium, de 17 a 20 de março (entrada gratuita mediante a doação de 1 litro de leite por ingresso retirado pelo Sympla), enquanto o Cine Santa Tereza recebe o Ciclo Francofonia – Cinema Africano, de 16 a 31 de março, com entrada gratuita, e o Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta o Ciclo Francofonia – Contemporaneidade, de 27 a 31 de março. Os ingressos custam R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia), com retirada de ingressos presencialmente no dia da sessão.
Ouça a rádio de Minas