Variedades

Cia. Canta Contos faz espetáculo

Cia. Canta Contos faz espetáculo
#DC Mais | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

Duas paixões uniram Bárbara Amaral, Babu Xavier e Tininho Silva. Ela, narradora de histórias. Eles, músicos. As paixões: música e literatura. Deste encontro, nasceu a Cia. Canta Contos, que recentemente atingiu a marca de três anos de estrada, com muita bagagem acumulada. Para celebrar com o público, a companhia estreia no palco do Youtube, com o espetáculo “O Menino Sabino”, composto por três histórias que contam e cantam a obra do grande escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004), com o olhar voltado para o público infanto-juvenil.

O lançamento está marcado para este sábado (12), ao meio-dia, e antecipa a comemoração do Dia Internacional do Contador de Histórias (20 de março), ofício fundamental na cultura, que exalta a importância da oralidade e da interpretação. O link do canal Youtube é https://bit.ly/CIACANTACONTOS

Em “O Menino Sabino”, a Cia. Canta Contos alinhava três histórias: “O Menino Escritor, O Escritor Menino”, “Galinha ao Molho Pardo” e “Amor de Passarinho”. Ao longo delas, entra a música de Babu (percussão) e Tininho (violão) como o fio que dá ritmo à narração de Bárbara Amaral. É um espetáculo litero-musical, define a narradora de histórias. “São obras que remontam a infância do autor, os cenários de Belo Horizonte, os costumes, as memórias da cidade por meio da lembrança de Fernando Sabino. Toda a obra literária é costurada pela música, pelos sons da percussão e das vozes que conduzem a escuta do público como uma linha que liga cada história por meio da sonoridade”, explica Bárbara. No repertório de canções estão tanto clássicos da música popular brasileira como também composições de Bárbara, Babu e Tininho.

A narração de histórias está presente na humanidade desde tempos remotos, na antiguidade esta arte era uma maneira de compartilhar experiências e conhecimentos, promovia o encontro de pessoas e um momento para escuta. Na contemporaneidade o narrador de histórias é um artista, trabalhador, artesão da palavra e ocupa espaços diversos para fomentar esta arte, ele está em teatros, praças, equipamentos culturais, escolas, hospitais, bares e em diversos lugares onde há espaço para ouvir uma história. Ao trazer a literatura de Fernando Sabino para essa tradição oral, a Cia. Canta Contos busca valorizar a obra do escritor e ao mesmo tempo aproximá-lo da nova geração de crianças e jovens. “Com acesso à obra de Fernando Sabino, as crianças podem identificar, reconhecer e conhecer a relação do autor quando criança com os livros, sua família, a escola, a cidade e perceber que algumas vivências na infância são inerentes ao tempo e à época”, analisa Bárbara.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com “O Menino Sabino, a Cia. Canta Contos circulou por dezenas de cidades mineiras entre 2018 e 2019, várias delas a convite do projeto “Encontro Marcado”, com Fernando Sabino. Em 2021, participou do Festival Meninada. Agora, com o lançamento do espetáculo no canal do grupo no Youtube, o trio espera poder levar essa homenagem ao escritor a mais gente. “Por meio da internet, ultrapassamos as distâncias físicas para levarmos essa homenagem a mais crianças e adultos para além da nossa cidade, embora tenhamos já percorrido por muitas cidades de Minas Gerais. Podemos divulgar a mineiridade e as paisagens belo-horizontinas a outros estados, promovendo uma partilha de costumes e sotaques com as infâncias de outros lugares desse país”, avalia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas