Tiradentes é palco do Foto em Pauta

O Festival de Fotografia de Tiradentes, o Foto em Pauta, chega a sua décima primeira edição, reafirmando sua trajetória no cenário artístico-cultural brasileiro, o evento retoma hoje suas atividades, após dois anos de recuo devido à pandemia de Covid-19, com obras de mais de 500 artistas. O evento será realizado no Centro Cultural Yves Alves (rua Direita, 168) até o próximo domingo.
De acordo com Eugênio Sávio, idealizador do festival, a retomada do evento se dá graças à união de organizadores e artistas e o desejo de levar arte ao público. “Sabemos que o Festival de Fotografia de Tiradentes é importante para quem admira a arte e a fotografia, além de proporcionar um passeio por uma das regiões mais atrativas de Minas. Essa edição traz a alegria do reencontro e a proposta de mais uma vez pensar o mundo por meio da fotografia”, realça.
Para a edição 2022, Tiradentes será mais uma vez palco do intercâmbio de experiências entre fotógrafos amadores e profissionais, reunindo no centro histórico da cidade, seguindo todos os protocolos sanitários de combate ao coronavírus, exposições, debates, projeções fotográficas, lançamentos de livros e atividades educativas.
Como tema central, a cosmopolítica, pensamento filosófico que transcende as fronteiras geográficas e que considera a humanidade e os outros seres da Terra em seus múltiplos mundos. Uma ecologia política do cosmos, que repercute e traz luz aos diversos pensamentos e práticas presentes na fotografia contemporânea.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sob a curadoria de João Castilho e Pedro David, a exposição Cosmopolíticas reúne obras de artistas brasileiros que trabalham com fotografia em torno do tema de uma política da natureza que ocorra através dos corpos, das ausências e dos territórios. Segundo os curadores, a mostra é uma reflexão importante da fotografia contemporânea. “Para ser feito, o cosmos precisa a todo momento ser refeito. Ele é criado a partir das relações. Nessa política, todo outro, de qualquer espécie ou natureza, deve ser reconhecido como uma alteridade significativa”, explicam.
Participam da mostra: Araquém Alcântara, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Francilins, Gilvan Barreto, Julia Baumfeld, Luisa Dörr, Paulo Nazareth, Tuane Eggers, Selvagem Ciclo de Estudos.
Outro destaque é a mostra de Cristiano Mascaro, fotógrafo de cidades, que trabalha a memória urbana com inquietante precisão e complexidade. A mostra do artista no Festival é um recorte da exposição O Que os Olhos Alcançam, realizada no Sesc São Paulo, em 2019, que resulta de sua busca incansável em dar visibilidade aos pequenos atos ordinários de luz e do movimento das pessoas nos espaços públicos.
Uma parceria inédita com o Rotterdam Photo Festival, Festival de Fotografia do Reino dos Países Baixos, apresentará, pela primeira vez, uma projeção audiovisual resultado a convocatória do projeto O Urbano entre a Realidade e a Utopia. A lista final contempla 179 artistas de diversas nacionalidades e regiões do Brasil, que trouxeram suas próprias abordagens sobre o tema proposto.
Outras 14 exposições compõe a edição 2022. Serão lançados ainda 62 fotolivros, além de projeções e palestras. O Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da CBMM e do Itaú. A programação completa pode ser conferida no site: fotoempauta.com.br/festival2022.
Ouça a rádio de Minas