Negócios

LafargeHolcim cria comitê de diversidade

LafargeHolcim cria comitê de diversidade
Crédito: Pexels

A LafargeHolcim Brasil criou um Comitê de Diversidade, visando ampliar a promoção de ações voltadas para a inclusão e valorização dos diferentes públicos dentro da empresa, oferecendo oportunidades iguais a todos. Formado por colaboradores voluntários, que se inscreveram para participar da iniciativa, o comitê é dividido em quatro grupos, que trabalharão quatro pilares: Gênero; Cor, raça e etnia; LGBTQIAP+ e Pessoas com Deficiência (PCD). Hoje, a companhia se destaca no tema de diversidade de gênero e aposta na inclusão como forma de ganhar pluralidade de visões e soluções e, assim, alavancar seus resultados.

De 2020 para 2021, o número de admissões femininas cresceu 300% e é o maior volume de admissões nos últimos três anos. Considerando as admissões de liderança, o percentual sobe para 400%. Além disso, a empresa investiu na capacitação desse público. No período, o número de horas de treinamento do time feminino aumentou 450%. Em média, as mulheres tiveram 22h de treinamento per capita em 2021, contra 5h em 2020. Com o comitê, a empresa espera reforçar o trabalho voltado para diversidade e inclusão e ampliar o leque de ações para todos os públicos.

“Diversidade e inclusão fazem parte da nossa cultura. Nossos processos seletivos têm como premissa oportunidades a todos. O tema de D&I se tornou tão relevante que mensalmente os indicadores são analisados nas reuniões do Comitê Executivo. Nos últimos dois anos, nosso foco principal foi a questão do gênero. Hoje, a ocupação feminina em cargos de liderança na empresa já atinge 33%, superando a ambição global do grupo de 30% até 2030. No benchmarking do nosso segmento no Brasil, este número não ultrapassa os 12%. O índice de promoções de mulheres nos últimos anos atingiu 30%. Com esses resultados, entendemos que estávamos prontos para ampliar nossas ações e abraçar outros grupos”, explica a Diretora de Recursos Humanos e Comunicação e sponsor do Comitê de Diversidade da LafargeHolcim Brasil, Juliana Andrigueto.

Hoje, cerca de 60 colaboradores participam da iniciativa, entre os membros ativos do Comitê e apoiadores, que atuarão como multiplicadores das ações que serão desenvolvidas. A LafargeHolcim está promovendo capacitação com esses funcionários, em conjunto com empresa parceira, especializada na área de desenvolvimento de pessoas, que acompanhará o processo de implantação do Comitê. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os temas envolvidos em cada um dos pilares.

“Achamos importante realizar esses treinamentos e aprofundar a discussão, para que todos os membros do comitê entendessem sobre os quatro pilares, não apenas sobre o que escolheram para atuar. Após esses encontros e capacitação dos membros, será executado o planejamento para as ações que serão implementadas em 2022”, explica o Head de Talentos, Desenvolvimento e Cultura da LafargeHolcim Brasil, Rachel Amancio.

A diversidade é um valor para a LafargeHolcim, que vem ampliando cada vez mais suas políticas de inclusão. Em setembro, a companhia se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (ONU Mulheres), se comprometendo a desenvolver estratégias e planos de ações voltados para promoção da identidade de gênero e empoderamento feminino no ambiente de trabalho, no mercado em que atua e nas comunidades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas