Restaurantes esperam movimento maior no Dia dos Namorados

Perfumes, flores, chocolates para ela. Vinhos, itens de tecnologia, roupas para ele. Ou de tudo um pouco para ambos – eis a melhor opção de presente para o Dia dos Namorados. Mas, na hora de trocar as lembranças, nada melhor que um jantar romântico, com luz indireta e música, na mesa de um bom restaurante da cidade.
E é contando com isso que os proprietários de bares e restaurantes em Belo Horizonte esperam um aumento nas vendas de 20% a 30% no próximo dia 12 na comparação com o ano passado. “Como o Dia dos Namorados, neste ano, cairá em um domingo, muitos casais devem iniciar as comemorações já nesta sexta-feira (10), o que beneficia diretamente o setor de alimentação fora do lar”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), Matheus Daniel.
“Isso sem falar que a situação hoje, felizmente, é bem melhor que em 2021, quando encarávamos um momento severo de restrições por causa da Covid-19”, acrescenta.
No ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte abriu uma exceção sobre a regra que determinava o funcionamento das casas até às 19h, permitindo que, no Dia dos Namorados, elas ficassem abertas até uma da manhã. “Agora, sem limitações de horário e com a população amplamente vacinada, podemos dizer que o cenário atual quase se assemelha àquele que vivíamos antes da pandemia”, afirma Daniel.
Custo afeta a lucratividade
Muitos restaurantes vão trabalhar com lotação máxima de sexta-feira a domingo. Mas, mesmo com o aumento nas vendas, a lucratividade certamente não será a mesma, já que os empresários do setor não estão conseguindo repassar os custos dos insumos para os cardápios.
Pesquisa da Abrasel-MG realizada com 235 empreendedores do segmento, entre 4 e 16 de maio, revelou que 77% dos entrevistados não conseguiram reajustar os preços acima da inflação média em abril. “Mas ainda assim o período por si só é, naturalmente, de boas vendas. O brasileiro faz questão de celebrar as datas marcadas no calendário. E, depois de uma pandemia que nos confinou por tanto tempo, percebo que as pessoas estão desejosas por confraternizar”, diz o presidente da entidade.
Ele acredita que, diante do movimento e para não deixar a clientela insatisfeita, a principal estratégia dos estabelecimentos será criar mais de um horário de reserva, com tempo máximo de permanência, de modo que o salão não fique congestionado. “Além disso, como a data tem um forte apelo romântico, vale sempre a pena investir em decoração temática, pratos bem elaborados e tudo que seja capaz de criar a atmosfera ideal para este momento, afinal nos restaurantes não vendemos comida, mas sobretudo boas experiências”, recomenda Matheus Daniel.
Estratégia
Em seu restaurante Omilía, no Vila da Serra, o chef Gabriel Trillo está seguindo a receita à risca. A casa vai oferecer música ao vivo instrumental para dar um tom ainda mais romântico ao ambiente naturalmente intimista e acolhedor do restaurante. “Além daquilo que a gente já faz todos os anos, que é elaborar um menu degustação especial com um preço bacana e uma oferta de produtos extremamente sazonal com pratos elaborados especificamente para a ocasião”, diz o chef.
Trillo confia que o fato do Dia dos Namorados cair no domingo irá ampliar a clientela e alavancar as vendas. “Com isso, faremos três eventos: um na sexta-feira (10), outro no sábado (11) e o terceiro no domingo (12), disponibilizando de dois a três horários de reserva para os casais que desejam celebrar o momento. A expectativa é que nesses três dias a casa fique cheia e tenhamos uma alta rotatividade de lugares em nosso salão”, conclui.
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