Variedades

CURTAS DC MAIS | 14/06

CURTAS DC MAIS | 14/06
Crédito: Freepik

Ferreira Gullar na análise de Antônio Cícero

O “Letra em Cena. Como ler…”, programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, volta a promover o encontro com a obra de grandes nomes da língua portuguesa presencialmente. Hoje, às 19h, no café do espaço público cultural do Minas Tênis Clube, o escritor, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antônio Cícero, vai proferir uma palestra sobre a obra de Ferreira Gullar (1930- 2016) mediada pelo curador do programa literário, o jornalista José Eduardo Gonçalves. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da  Sympla. Maranhense, José Ribamar Ferreira, nome de Ferreira Gullar, é reverenciado por grandes nomes da literatura nacional e como um dos maiores poetas e escritores brasileiros de sua geração, além de ter sido o sétimo ocupante da cadeira nº 37 da ABL. Antônio Cícero recomenda começar a leitura de Gullar pelas obras “Na vertigem do dia”, “Barulhos”, “Muitas vozes” e “Em alguma parte alguma”.

Lançamento da EMCplay

O consumo de vídeos on-line cresceu com a pandemia, que turbinou a popularidade do streaming nos últimos meses. Em 2022, pela primeira vez as assinaturas de serviços de streaming ultrapassam a marca do bilhão, ao atingir 1,1 bilhão de assinaturas no mundo, segundo relatório da Motion Pictures Association. Acompanhando essa evolução, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que une a Rede Minas e a Rádio Inconfidência, cria mais uma janela de exibição para os conteúdos das emissoras, é a EMCplay – plataforma de streaming, que também inclui cinema mineiro e conteúdos audiovisuais que valorizam a identidade, o patrimônio, a cultura, os atrativos e as singularidades de Minas Gerais, tudo de graça, na palma da mão, em qualquer lugar e a qualquer momento. A première da EMCplay será realizada hoje, às 19h30, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Tinta Fresca

Amanhã, o público poderá conhecer as obras finalistas da 11ª edição do Festival Tinta Fresca, promovido pela Filarmônica de Minas Gerais, com um concerto realizado na Sala Minas Gerais, às 20h30, com regência do maestro associado José Soares. São elas: “Bartokianas Brasileiras nº 1”, de Jônatas Reis (MG); “Sublimações Antárticas”, de Rubens Fonseca (MG); “Iniciação nas cores”, de Martim Butcher (SP); “Cores Dissolutas”,de Willian Lentz (PR) e “Isocronia”, de Marcelo Bellini Dino (SP). Oportunidade rara no cenário nacional, o concurso para compositores tem oferecido um importante espaço aos talentos brasileiros. Entre os autores escolhidos, um vencedor receberá encomenda de obra sinfônica inédita a ser estreada na Temporada 2023 da Filarmônica de Minas Gerais. O concerto é gratuito, com presença de público e transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. A distribuição de ingressos é feita pela internet.

Elisa de Sena na Gruta

A Gruta (rua Pitangui, 3.613, Horto)  recebe amanhã a cantora e compositora Elisa de Sena. A artista apresenta, a partir das 21h, seu primeiro show com banda desde o início da pandemia, que afetou a circulação do disco “Cura”, seu trabalho mais recente, lançado em 2019. A programação presencial da Gruta – que reabriu suas portas em maio deste ano – recebe, ainda, no fim de semana, a terceira edição de “Zona de Encontro”, da artista cênica Idylla Silmarovi. Marcando o retorno do projeto ao formato presencial, as sessões acontecem no sábado (18) e no domingo (19), às 19h, com entrada gratuita. Já o ingresso para o show de Elisa de Sena custa R$ 20. Com uma música autoral fortemente enraizada na percussão afro-brasileira, especialmente nos tambores de Minas Gerais, Elisa de Sena também mescla sua ancestralidade às possibilidades que o universo da música eletrônica oferece na contemporaneidade.

Espaço do Conhecimento UFMG

Em junho, a programação do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, está cheia de novidades e atrações gratuitas ao público. O museu aumenta o horário de visitação e funciona, agora, de terça a domingo, de 10h às 17h (sábado de 10h às 21h). Entre as novidades, estão a sessão do documentário “Inconfidências”, com exibições gratuitas no Planetário (às quartas e sábados, às 16h), além das observações noturnas e solares no Terraço Astronômico. O museu realizará ainda as oficinas “Fases da Lua” e “Corpo-Território, lugar de memória”. Todas as atividades seguirão os protocolos de segurança estabelecidos pelo Espaço do Conhecimento UFMG. É necessário que cada visitante traga consigo sua própria máscara, seja ela reutilizável ou descartável, cobrindo nariz e boca, para ter acesso a quaisquer dependências dos espaços, além do distanciamento social de 1,5m e orientações de higienização das mãos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas