CURTAS DC MAIS | 21/06

Mundial de Natação Paralímpica
O Brasil faturou mais de 20 medalhas no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que foi disputado na Ilha da Madeira, em Portugal. Os destaques, Samuel Oliveira e Gabriel Bandeira saíram de Minas Gerais, do Centro Esportivo de Desenvolvimento de Atletas Olímpicos e Paralímpicos do Praia Clube de Uberlândia, um dos maiores clubes da América Latina. A CBMM, cuja estratégia de investimento social se apoia nos pilares: esporte, educação formal, saúde e cultura, é patrocinadora desse projeto, que garante todo o suporte técnico na formação e treinamento dos atletas. Samuel Oliveira foi o atleta mais jovem da delegação brasileira, com 29 integrantes. Com apenas 16 anos, Samuka conquistou três medalhas de ouro na sua estreia em mundiais, nas provas: 50m costas, 50m borboleta, e revezamento 4x50m misto livre. Gabriel Bandeira é outro destaque brasileiro de Minas, com o ouro nos 200m livre e o novo recorde do campeonatomundial, com o tempo de 1min52s42. Ele ficou a 2 centésimos do recorde mundial.
“O Intérprete de Borboletas”
O politólogo e escritor Sérgio Abranches participa do Sempre Um Papo para falar sobre seu mais novo romance, “O Intérprete de Borboletas” (Editora Record, 2022). A mediação do programa, além do jornalista Afonso Borges, conta com o escritor Itamar Vieira Junior, autor do premiado romance “Torto Arado” (Editora Todavia, 2019). A conversa acontece de forma on-line – com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto -, hoje, às 19h. O novo romance de Sérgio Abranches trata de assuntos extremamente atuais: a polarização política e a divisão causada pela intolerância a diferentes valores e pontos de vista. O enredo é estruturado a partir de dois núcleos familiares: um deles formado por uma menina entrando na adolescência e tentando se encontrar; por sua a mãe, recém-convertida à religião, que tenta moldar a filha a seu novo comportamento; e o pai, mais compreensivo, que busca ajudar a filha e impedir rupturas definitivas na relação entre elas. O outro é composto por dois irmãos que passaram a se detestar por divergências políticas.
Manifestações do minimalismo
Ao termo minimalismo são atribuídos diferentes sentidos, que variam de acordo com o contexto no qual é utilizado. Embora tenha origem no campo das artes e do design do século 20, o conceito foi gradativamente incorporado a outras áreas da expressão humana. Para tratar deste tema, a Casa Fiat de Cultura convida a arquiteta e doutora em design Giselle Safar, da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, para ministrar a palestra on-line “Quando menos é mais: o minimalismo nas artes, no design e no estilo de vida”. O evento será realizado hoje, às 19h, por meio de transmissão online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Sympla (https://bit.ly/QuandoMenosEMais). Durante a palestra, Giselle Safar percorrerá as acepções mais frequentes do termo minimalismo, apresentando ao público imagens ligadas às artes, ao design, à moda e ao comportamento.
Obra sobre o modernismo
No ano em que se comemoram os 100 anos do modernismo brasileiro, o escritor Miguel de Ávila Duarte lança livro sobre um importante periódico envolvido no movimento. “Leite Criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo” (Editora Impressões de Minas) será apresentado ao público na próxima quinta-feira, às 19h, na Academia Mineira de Letras. Na ocasião será realizada também uma palestra sobre modernismo, com participação de Roberto Said e Adélcio de Souza Cruz, contando com a presença de Miguel de Ávila Duarte como debatedor. O livro examina a posição do periódico mineiro Leite Criôlo, publicado em 1929, no quadro da memória monumental que se criou em torno do modernismo brasileiro, investigando as relações entre seus colaboradores e os escritores de outros estados, no que se pode chamar de “rede modernista nacional”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem, no Centro Cultural Bairros das Indústrias, região do Barreiro, a exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS BH), a mostra apresenta a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV. A exposição, que ficou em cartaz por mais de dois anos no MIS BH, agora está em itinerância pelos Centros Culturais municipais. No Centro Cultural Bairro das Indústrias (rua dos Industriários, 289, Indústrias I, Barreiro), a exposição permanece até a próxima quinta-feira, e pode ser visitada de 9h às 19h. A entrada é gratuita. A mostra apresenta os personagens e personalidades da época da TV Itacolomi por meio de totens em tamanho real retirados de fotografias que remontam à sua história, com cenas de seus bastidores, estúdios, cenários, gravações de programas, artistas, técnicos, equipamentos e eventos da emissora.
Ouça a rádio de Minas