Variedades

CURTAS DC MAIS | 22/06

CURTAS DC MAIS | 22/06
Crédito: Freepik

Abertura da 17ª CineOP

Após duas edições on-line, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à 17ª edição retomando as atividades presenciais na cidade histórica mineira. A cerimônia de abertura oficial será realizada amanhã, às 19h30, ao ar livre, na Praça Tiradentes (com aquecedores na plateia). A apresentação em sons, imagens e movimentos dos eixos centrais da 17ª CineOP será feita por uma performance audiovisual com direção de Chico de Paula. O único evento brasileiro dedicado ao patrimônio, história e educação pelo audiovisual começa na véspera, hoje, com sessão cine-escola, exposição e exibição de filmes e masterclass em ambiente on-line na plataforma cineop.com.br; e segue até o próximo dia 27 com filmes, debates, masterclasses, estudo de caso, rodas de conversa, shows musicais, oficinas e uma série de outras atividades. Na performance, serão destacadas as temáticas dos três eixos da mostra: “Memória Audiovisual no Brasil: Resistência e resiliência no tempo” (Preservação), “Cinemas Indígenas: Memórias em transmissão” (Histórica) e “Cinemas e Educações: Diálogos” (Educação).

Noite de Chico Buarque

Um mergulho na obra de Chico Buarque, na voz da cantora e atriz Mariana Arruda, será a atração do Memorial Vale amanhã, às 19h30. Mariana vai interpretar canções que versam a lábia masculina e, diferente do que corriqueiramente acontece, em “Francisco” é o homem que canta suas amadas em infinitas relações destes amores baratos e mambembes. O show terá interpretação em libras e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento (no máximo um par por pessoa). “Francisco” tem pitadas cênicas bem dosadas neste repertório musical que vem não só da trajetória no teatro da intérprete, mas de toda a equipe artística envolvida no projeto. A direção do show é assinada pela atriz, figurinista e diretora Lira Ribas, filha do saudoso Marku Ribas, que explora neste espetáculo dois espaços complementares: da atriz e da cantora. A proposta é oferecer ao público um passeio que brinca com estes lugares que o Chico permeia: a atmosfera dos cabarés, do Rio, de Paris, do samba, da filosofia.

Mistura Minas no MM Gerdau

O projeto Mistura Minas, que tem o intuito de estimular a criação artística e dar visibilidade à música brasileira contemporânea, está chegando ao fim após uma série de apresentações muito representativas para a cena musical mineira. A temporada de 2022 se iniciou com a celebração de 50 anos do Clube da Esquina e, desde então, recebeu em seus palcos diversos multiartistas, que trouxeram através de suas vozes e composições, a força e a pluralidade da arte existente no Estado. Desta vez, o projeto promove o show de estreia do novo disco de Laura Catarina, em homenagem a seu pai, o grande e saudoso Vander Lee. A apresentação, hoje, às 19h30, celebra o aniversário de 12 anos do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, onde acontecerão as apresentações desta edição do Mistura Minas. Na sequência, amanhã, também às 19h30, será a vez do show de Kiko Klaus e convidados. Com entrada franca, o público precisa retirar seu convite para o Mistura Minas antecipadamente pelo Sympla.

“Entre Letras e Estrelas”

A Flor de Maio Teatro é um grupo que atua desde 2015 em Itabiritos com contação de histórias, teatro e arte educação para todas as idades. O grupo, que tem em seu currículo oito premiações, chega pela primeira vez à capital mineira com o espetáculo infantil “Entre Letras e Estrelas” no Teatro Marília (avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia), nos próximos sábado e domingo, às16 horas. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Com esta obra a Flor de Maio Teatro leva o público a um mundo de poesias e imaginação com duas personagens: uma senhora (Dona Letícia) e uma criança (Elisa) que encontram nas letras uma conexão de vida que vai emocionar espectadores das mais variadas idades.  O grupo é composto pelas atrizes Bárbara Sill e Larissa Ribeiro, com direção de Dhu Rocha e cenografia e figurino de: Edsel Duarte.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Posse de José Fernandes Filho na AML

Na próxima sexta-feira, em cerimônia restrita para convidados, o desembargador e professor José Fernandes Filho toma posse na cadeira nº 29 da Academia Mineira de Letras (AML), cujo patrono é Aureliano Pimentel e o fundador é Lindolpho Gomes. Na ocasião, o discurso de recepção será realizado pelo acadêmico Patrus Ananias. Nomes como Milton Campos, Pedro Aleixo, Gustavo Capanema, Murilo Badaró e Affonso Arinos de Mello Franco também já ocuparam a cadeira n° 29. José Fernandes Filho foi eleito com 33 votos de um total de 35 em votação que ocorreu no dia 29 de junho de 2020. O desembargador e professor José Fernandes Filho nasceu em Bambuí. Foi professor de direito administrativo na PUC/MG e de direito comparado no curso de doutorado da UFMG.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas