“Cantos de Beagá” reúne cultura e gastronomia

O festival “Cantos de Beagá” chega à quinta edição, celebrando a famosa comida mineira, a tradição das festas juninas, a musicalidade, os roteiros turísticos, artes visuais e a preciosidade do artesanato na Vila Rica Pampulha, um dos locais mais elegantes, belos, diferenciados e aconchegantes de Belo Horizonte. O festival, que acontece neste sábado (2), a partir das 10h, é gratuito e será apresentado pela jornalista Fernanda Izidoro.
Em um ambiente convidativo, o público vai curtir o “Cantos de Beagá” em um espaço gastronômico, cenográfico e com arquitetura barroca. E para celebrar a nova edição do festival, o que não faltará são quitutes maravilhosos que dão água na boca. Para tanto, a praça gastronômica conta com estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, bistrô, pizzaria e empório. Será uma sinergia de sabores imperdível!
Outro destaque do festival será a música. Ao embalo de diversos ritmos, os participantes vão poder curtir o som vibrante de grandes artistas. A abertura ficará por conta da cantora Christiana Lobo, que preparou um pocket show para a garotada, a partir das 15h. Na sequência, a partir das 17h15, será a vez de música instrumental com o violonista Celso Moreira (foto). Haverá participação do artista plástico Fernando Pacheco que fará uma pintura ao vivo. E para quem gosta de dançar agarradinho ou arriscar uns passos, mesmo sozinho, a oportunidade será o show do Trio Assum Preto, que vai convidar a plateia para dançar forró pé de serra, a partir das 19h. E o encerramento será com muita empolgação e música eletrônica. O DJ Anderson Noise promete animar a noite sob o comando das pick-ups, a partir das 20h30.
Em meio às charmosas ruelas da Vila Rica Pampulha, os visitantes vão poder conferir e levar para casa uma variedade de produtos. A feira conta com artesanato, moda, gastronomia, cervejas artesanais, alimentos orgânicos, decoração, produtos kids e pet friendly.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O “Cantos de Beagá” traz uma novidade. Trata-se do projeto “Roteiros turísticos” com objetivo de proporcionar passeios pela região da Pampulha, com paradas em locais que fazem parte do Patrimônio Cultural da Humanidade. Os passeios, no estilo walking tour (a pé) acontecerão às 11h, 14h e 16h, tendo como pontos de partida e chegada o Vila Rica Pampulha. Eles terão duração aproximada de duas horas. Para cada passeio serão disponibilizadas 15 vagas.
O roteiro começa às 11h, com visita a locais, como: Casa JK, Igreja de São Francisco de Assis, Mineirão e Mineirinho. Já, às 14h, o passeio será oferecido para o público surdo, que será acompanhado por um intérprete de libras. O passeio será uma imersão também no mundo da arte por meio de uma visita ao ateliê do artista plástico mineiro de renome internacional Fernando Pacheco.
Por volta das 16h, os participantes poderão curtir o pôr do sol na Pampulha. Na ocasião, o percurso será feito na Igreja de São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube e Praça Dalva Simão. E, por fim, sentados ao lado da estátua de Iemanjá, os apreciadores vão poder registrar a despedida do sol, espetáculo que ficará para sempre na memória de todos que vivenciarem a experiência.
Ouça a rádio de Minas