Negócios

CURTAS NEGÓCIOS | 14/07

CURTAS NEGÓCIOS | 14/07
Crédito: Freepik

Sodiê Doces abre oportunidades de negócios

Investir no setor de franchising é sinônimo de ótimo negócio, uma vez que esse modelo prevê o uso de produtos e serviços já testados e consolidados no mercado. Não por acaso, a Sodiê Doces, franquia de bolos artesanais, é exemplo desse sucesso de investimento e expansão. Hoje, a marca possui sete unidades prontas para serem comandadas por novos investidores. Do total, seis estão localizadas no estado de São Paulo (região metropolitana, Litoral Norte e interior) e outra no Mato Grosso do Sul. Os números mostram a força da empresa. Em 2020, mesmo com o País em plena restrição devido às regras sanitárias impostas pela disseminação da Covid-19, a marca assinou 11 contratos, entre lojas e PDVs (pontos de venda). No ano passado, esse volume saltou para 17%, obtendo crescimento de 55%. Em 2021, a rede fechou o ano com faturamento de R$ 465 milhões e 341 lojas em funcionamento. E, para este ano, a projeção é ampliar para 350 unidades e obter aumento de 7% no faturamento anual. Para ser um franqueado da Sodiê é preciso investimento médio de R$ 513 mil. Já o faturamento mensal pode variar entre R$ 50 mil a R$ 150 mil, aproximadamente.

Multifilmes chega a Conselheiro Lafaiete

A Multifilmes, rede de franquia especializada na aplicação de película de alta performance automotiva e residencial, além de amplo know-how em estética automotiva, acaba de inaugurar uma unidade em Conselheiro Lafaiete (região Central de Minas), a primeira na cidade e a quarta no Estado. Com cerca de 126 mil habitantes, Conselheiro Lafaiete é a 22ª cidade com mais moradores em Minas Gerais. O seu PIB supera a casa de R$ 2,5 bilhões, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E se tornou a primeira cidade brasileira a receber a tecnologia 5G. A Multifilmes foi criada em 1999, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e entrou para o segmento de franquias em 2017. Na contramão da crise, a rede fortaleceu seu posicionamento dentro do setor de franchising e obteve sucesso em seu crescimento, vendendo mais de 72 unidades franqueadas em mais de 18 estados brasileiros.

Construtech é selecionada em programa do Sebrae

A Brickup, startup que está revolucionando a indústria da construção civil por meio de soluções tecnológicas, foi escolhida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) para integrar a segunda etapa do Programa Capital Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo aproximar startups e instituições de fomento, investidores-anjo, aceleradoras, plataformas de crowdfunding e fundos de investimento. Criada em 2020, a construtech conecta o canteiro de obras com a gestão do construtor potencializando os processos e otimizando tempo e recursos por meio da inteligência e automação dos processos. A Brickup concorreu com outras 900 startups de todo o País para participar do programa. O nível de maturidade mais avançado e as soluções inovadoras desenvolvidas pela Brickup foram dois pontos importantes para que a construtech fosse escolhida para entrar no programa ao lado de outras 29 startups.

Testes de diagnósticos rápidos chegam ao Brasil

A Biogénesis Bagó, empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para saúde e produtividade animal, traz com exclusividade para o Brasil os testes rápidos para Diagnóstico de Prenhez em vacas e para o Diagnóstico de BVD (Diarreia Viral Bovina). O método pode ser utilizado com 99% de precisão. A tecnologia inédita no País foi desenvolvida pela IDEXX Laboratórios, empresa líder mundial em diagnóstico veterinário, listada entre as 10 maiores indústrias veterinárias do mundo com mais de 100 tipos de kits de diagnóstico para animais de produção. Seus produtos são utilizados como prova oficial para diagnóstico nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina. Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Ásia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

Espaço Jardim reforça o mix de serviços

Produtos selecionados, saudáveis, saborosos e nutritivos. Esses são os atrativos da Agrãonel, loja que acaba de abrir as portas no Espaço Jardim, shopping localizado na Cidade Jardim, região Centro-Sul de Belo Horizonte, mediante investimento de R$ 150 mil. A variedade e a qualidade dos produtos, além de um atendimento personalizado, são os grandes diferenciais da Agrãonel. Administrado pela GSA Ativos, o Espaço Jardim é localizado em uma via de grande fluxo de movimento, bem no coração do bairro Cidade Jardim. Com mais de 300 vagas de estacionamento coberto, possui amplo espaço arejado, voltado para a gastronomia, com mesas ao ar livre. Além disso, os clientes contam com supermercado, academia, butique de carnes e uma unidade da Faculdade Pitágoras.

Lagoon completa um ano no mercado de cervejas artesanais

A Lagoon Beer completa um ano de mercado com números expressivos e franca expansão. A cerveja que é produzida na Indústria de Bebidas Capim Branco em Sete Lagoas, na região Central de Minas, chegou ao mercado com cinco rótulos, sendo eles: Triple MaltPilsen, Lager, AmberLager, Session IPA e IPA. A fábrica localizada em uma fazenda possui em sua frente uma lagoa e por isso a origem de seu nome: Lagoon. E a começar pelo seu rótulo com cortes exclusivos e diferenciados, a marca não veio para ser mais uma. Em um ano a cervejaria já está presente em 10 estados, 485 cidades e quase dois mil pontos de vendas. A cerveja Pilsen é o carro-chefe sendo a mais vendida. Em seguida vem a Session IPA muito bem avaliada e a Lager.

Mana Poke traz culinária havaiana para a Capital

A Mana Poke, especializada em culinária havaiana, chegou em Belo Horizonte em abril deste ano. A rede de franquias, que possui 24 unidades instaladas nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, começou suas atividades em 2018 e tem plano de expansão para abertura de mais franquias em Minas Gerais, na capital mineira e nas cidades de Uberlândia e Juiz de Fora. O restaurante em Belo Horizonte, que contou com um investimento em torno de R$ 370 mil, possui uma área de 90 m² e capacidade para atender cerca de 35 pessoas, além de uma decoração descontraída, com ar-condicionado e inspirada no Havaí com pranchas e trilha sonora de surf music. Outro diferencial da unidade, localizada na avenida Bandeirantes, no bairro Anchieta, 1.725, é o serviço de delivery ágil, via iFood, com tempo médio de entrega na capital mineira entre 25 e 40 minutos. O perfil do bairro Anchieta, local com uma cultura fitness bem consolidada e que atrai estabelecimentos e marcas com alto valor agregado, foi um dos atrativos para a instalação da primeira unidade da Mana Poke em Belo Horizonte.

Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas

Após o sucesso da última edição de maio, a Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas retorna ao Minascentro no mês de julho. Até o dia 17 de julho, os belo-horizontinos terão a oportunidade de reencontrar as tendências da moda para o inverno 2022 dos produtores das cidades mineiras de Jacutinga, Monte Sião e Andrada. A expectativa dos organizadores é superar o número de visitantes da última edição, que foi de 50 mil pessoas. Assim como nas demais edições, além de ficarem na moda com os produtos e peças da feira, os visitantes poderão encontrar deliciosos biscoitos caseiros, queijos, vinhos e cafés típicos da região dos expositores. Os ingressos podem ser obtidos de forma gratuita pelo cadastro no site www.feirademalhassuldeminas.com.br ou na bilheteria da feira no valor de R$10.

Revitalização do Instituto Casa da Glória de Diamantina

O Escritório da Embaixada dos Estados Unidos em Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciaram o projeto de recuperação e revitalização do edifício histórico Casa da Glória, construído no século 18, um dos cartões-postais da cidade de Diamantina (região Central de Minas), Patrimônio Mundial da Humanidade. A iniciativa será apoiada com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors Fund for Cultural Preservation - AFCP) do Departamento do Estado dos EUA. O projeto terá duração de 18 meses e receberá cerca de R$ 1,2 milhão de financiamento do governo dos EUA, além de aportes da própria UFMG. A reforma vai viabilizar a substituição das estruturas de madeira e a instalação dos sistemas de detecção e supressão de incêndio na Casa da Glória, possibilitando que o edifício seja novamente utilizado para fins educacionais e turísticos, contribuindo, assim, para a economia regional. Como órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG, a Casa da Glória poderá novamente abrigar atividades acadêmicas. A iniciativa, focada na acessibilidade do público ao patrimônio, tem o objetivo de valorizar a história da construção e tornar o espaço disponível para sediar festivais, seminários, simpósios técnico-científicos e exposições artísticas e culturais.

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