Akmos aposta na digitalização e no lançamento de produtos

Depois de lançar oito produtos no ano passado, a Akmos, holding que comercializa produtos de beleza e bem-estar, com sede administrativa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai lançar 50 itens em 2023. Outra frente que a empresa vai continuar investindo pesado neste exercício é na digitalização do marketing multinível, com o lançamento de ferramentas como loja e comunidade virtuais e planos de assinatura.
Por questões estratégicas, a empresa não revela os montantes a serem aportados no incremento do portfólio nem nas estratégias digitais. Porém, a CEO da marca, Carolina Saraiva, revela que, até março, serão pelo menos 13 produtos lançados. Entre eles: suplementos alimentares para reforço de imunidade; linha de cuidados pessoais capilar; produtos para anti-age; e linha de óleos essenciais.
Conforme ela, esses e outros esforços permitirão à empresa crescer algo em torno de 20% na comparação com 2022. “No ano passado em relação a 2021, tivemos um desempenho bem tímido, para não dizer linear, enquanto o setor de marketing de multinível no qual estamos inseridos, sofreu leve recuo. Então, o incremento de 20% projetado para este exercício está bastante satisfatório e se ancora nessas ferramentas e soluções”, afirma.
Com unidade produtiva e centro de distribuição (CD) localizados em Goiânia, a Akmos trabalha com produtos nas áreas de cosméticos, perfumaria, alimentos, vestuário tecnológico e equipamentos terapêuticos. Ao todo são 300 itens diferentes distribuídos entre 10 linhas. E a indústria comercializa, em média, 2 milhões de SKUs por ano.
“Estamos iniciando 2023 com fôlego, lançando novos produtos inovadores sempre focados em beleza e bem-estar, porque qualidade não se discute. Qualidade a gente não discute. Faz parte do nosso DNA que os clientes tenham resultado rápido e eficiente ao utilizarem qualquer um dos nossos produtos. Seja um hidratante, colágeno ou melatonina”, diz.
Aposta em digitalização
E para se aproximar ainda mais dos consumidores, a empresa segue investindo fortemente na digitalização do negócio. Conforme a executiva, esse processo acabou sendo bastante acelerado pela pandemia de Covid-19. E adequações que seriam feitas mais a longo prazo, acabaram sendo antecipadas de forma a proporcionar uma alternativa de renda (extra ou não) para as pessoas durante a crise sanitária. O famoso “vender sem sair de casa”.
Agora a marca está inovando ainda mais, por meio de ferramentas e serviços como loja e comunidade virtuais e planos de assinatura. O objetivo é conquistar ainda mais confiança e credibilidade no mercado.
“É muito importante ter canais diretos com nossos empreendedores. Nossa expectativa é que pela Akmosfera – a comunidade virtual criada para o sucesso de nossos empreendedores – todos possam promover a divulgação adequada dos produtos e que também possam surgir insights que nos permitam entender os desafios enfrentados por cada um durante a jornada de compra e venda”, explica.
Este ambiente virtual permite a interação entre empreendedores de diversas localidades, são realizados treinamentos com líderes do segmento e é possível que os usuários troquem dicas e experiências, construindo conhecimento coletivo entre líderes e redes de diferentes regiões do Brasil.
Por falar nessa comunidade, a Akmos possui 20 mil empreendedores ativos cadastrados comercializando seus produtos pelo Brasil. Já as franquias já somam 60 e estão localizadas em 23 estados. Os locais com maior número de empreendedores são a região Centro-Oeste e os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas