Economia

Tecnologia 5G aumenta consumo de produtos digitais no Brasil

Disseminação de internet mais rápida levou a incremento de 70,2% em todo o território nacional frente a 2021
Tecnologia 5G aumenta consumo de produtos digitais no Brasil
Incremento do sinal pelas empresas de telefonia celular no País tem contribuído para movimento | Crédito: Reuters/Divulgação

Lembretes e alertas na tela do celular, newsletter chegando por e-mail, compartilhamento de notícias nas redes de sociais, assinaturas sendo renovadas. São inúmeros os motivos que comprovam que o brasileiro tem consumido mais as tecnologias digitais. Somente em 2022, esse consumo avançou 70,2% quando comparado com o ano anterior. Esse interesse pelas soluções de produtos digitais tem sido favorecido pelo incremento do sinal 5G pelas empresas de telefonia celular no País.

As informações fazem parte da pesquisa “Customer Engagement Benchmarks – 2022”, conduzida pela agência global Martech. Os dados inéditos, divulgados nessa quinta-feira, mostram que 52% dos brasileiros querem receber alertas e notificações via redes sociais, como Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, dentre outros. Já 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail. Para 11,2% da população nacional, desejam alertas via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites. Para 6%, a preferência é que as notificações sejam via push (avisos em tela bloqueada com senha). E 4,8% dos compradores preferem notificações somente por SMS.

O estudo revelou ainda que os consumidores optam em receber avisos sobre os envios de seus pedidos, na grande maioria, por e-mail. Essa parcela representa 31,6% das preferências. Em segundo, aparece o WhatsApp, canal preferido para ver status, representado por 22,8%. E, em terceiro lugar, as notificações via push, com 18,4%. Os demais citados foram: SMS, com 14,4%, e as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, com 12,8%.

Onde os brasileiros gostam de saber sobre assinaturas e renovações?

Para ficarem mais informados sobre o momento certo de renovar a assinatura de um aplicativo, revista, ou curso, a tríade dos brasileiros é a seguinte: e-mail, WhatsApp e push. Esses três preferidos representam 28,8% da maioria. O WhatsAapp ou Facebook representam 26%, e as notificações via push somam 19,2%. Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website resultam em 17,2% da preferência. Já o SMS aparece em último das intenções, com 8,8% das pessoas entrevistadas.

Leia também: Os impactos do 5G no varejo

Desejo do consumidor é de ser exclusivo em descontos e benefícios

Na situação de marcas ofertarem experiências personalizadas, surgem os melhores resultados e os maiores engajamentos. Para atingir estes objetivos e se aproximar dos compradores, vão algumas dicas importantes do estudo:

Preferências de seus consumidores 
As informações primárias como padrões de navegação ou histórico de compras são úteis para saber o que seus compradores gostam, seus interesses, o que desejam e com qual frequência precisam ser impactados.

Segmentar interesses e comunicar
Importante elaborar uma segmentação de consumidores de acordo com afinidades apresentadas anteriormente. Sempre que houver um novo produto em uma categoria de interesse deste comprador, envie um comunicado personalizado, priorizando e respeitando os canais de interesse deste usuário e a frequência. 

Alertas de texto com base no perfil do consumidor
Uma dica importante é que, diante das compras por impulso, os consumidores nem sempre se lembram do que exatamente pediram. A sugestão é que as atualizações regulares sobre o status de pedidos e entregas também tendem a reduzir o número de solicitações de códigos de rastreio ou de cancelamentos.

Evite envio em massa e tenha um prazo mínimo

Configure campanhas automatizadas para enviar alertas de texto em massa com um link confirmando a compra para aqueles consumidores que acabaram de fazer pedidos. Vinte e quatro horas após a realização do pedido, envie um novo comunicado com o link para que ele acompanhe e rastreie o status de envio/entrega.
 


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas