Variedades

CURTAS DC MAIS | 02/02

CURTAS DC MAIS | 02/02
Crédito: Freepik

Arte moderna e contemporânea

A Casa Fiat de Cultura convida o artista e designer Jum Nakao e o professor e filósofo Celso Favaretto para um bate-papo on-line sobre a moda e os movimentos moderno e contemporâneo nas artes plásticas e outras expressões culturais. A discussão se dará a partir da exposição “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo” – em cartaz até o próximo dia 12 no espaço cultural –, que oferece um panorama conciso e notável da apropriação e transformações do tecido na arte. Celso Favaretto abordará a ruptura a partir da obra Parangolés (1964/1979), de Hélio Oiticica, e Jum Nakao falará a respeito do processo criativo da performance de A Costura do Invisível (2004). O bate-papo “Rupturas do moderno e contemporâneo: as transformações do tecido na arte” será realizado hoje, às 19h, no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube, e contará com mediação de Ricardo Ribenboim e Rachel Vallego, curadores da exposição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Sympla (bit.ly/TecidoNaArte). Na exposição “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo”, na Casa Fiat de Cultura, a obra de Jum Nakao e os Parangolés, de Hélio Oiticica, integram o núcleo “Rupturas”, que assinala os momentos de transformação, os rompimentos necessários à emergência do novo, com artistas que marcam novas linguagens e conceitos.

Relação entre prédios e móveis gaveteiros

Estreia hoje, no Parque do Palácio (rua Djalma Guimarães, 161, Mangabeiras), a exposição “(i)móveis”, do arquiteto e designer Porfírio Valladares, que explora a relação entre morar em prédios e os móveis gaveteiros. “Produzi com as técnicas da marcenaria fina artesanal vários gaveteiros que se confundem com grandes maquetes de prédios de apartamentos” explica Porfírio. “Fico oscilando entre estes dois polos: ora vejo tudo que produzi como uma espécie de Copacabana um pouco menos aterrorizadora que a real, ora vejo os (i)móveis como uma coisa afetiva; eu sempre gostei de gavetas e acho confortável a sensação de que os objetos de que eu gosto estão protegidos do olhar alheio, escondidos nas gavetas”.  A ideia surgiu a partir do pensamento sobre “morar em gavetas”, e por meio desses objetos, Porfírio faz uma analogia das gavetas com as moradias urbanas e a vida nas grandes cidades. Para esta exposição no Parque do Palácio, serão dez prédios/gaveteiros expostos e que estarão à venda. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). A entrada é franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso no Sympla.

Assinatura da Filarmônica

Até o próximo dia 12, o público pode se tornar assinante da Filarmônica de Minas Gerais para a temporada 2023. As assinaturas são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais. O assinante recebe vantagens que vão de significativos descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos e à comodidade de receber, em casa, os ingressos das apresentações compradas. Além disso, assinaturas têm sido adquiridas como opção de presente, pela experiência e pelo bom custo-benefício que proporcionam, além de durarem todo o ano. As séries disponíveis para assinatura são Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série, totalizando 57 concertos ao longo do ano nas cinco séries de assinaturas. Toda a programação e os pacotes de ingressos podem ser consultados no site www.filarmonica.art.br. A Temporada 2023 se inicia nos dias 2 e 3 de março com a “Abertura Festiva de Shostakovich” e com a estreia mundial de obra encomendada a Leonardo Martinelli, “Concerto para Orquestra”.

Rede Minas no “Ranking dos +Premiados da Imprensa”

Há quase 40 anos no ar, a Rede Minas coleciona troféus. A emissora conquistou diversos prêmios. O resultado desse trabalho rendeu, à TV pública mineira, destaque no “Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira”, organizado pelo Jornalistas & Cia e Portal dos Jornalistas. No cenário nacional, a Rede Minas ganhou destaque como veículos e grupos de comunicação do ano. Nas premiações que contemplaram a região sudeste, a emissora foi citada entre os veículos e jornalistas mais premiados do ano e da história. O levantamento considerou 183 premiações jornalísticas, nacionais e internacionais. A Rede Minas aparece em 22º lugar entre os veículos mais premiados, em todo o país. A pesquisa aponta a emissora em 19ª posição no quesito “grupos de comunicação do ano”. Se considerada apenas a região Sudeste, a emissora sobe para a 16ª colocação. A TV pública mineira está em 51º lugar como veículo mais premiado da história, na categoria regional.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas