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Ventana Serra apura aumento real de 20%

Apesar do resultado positivo no ano passado, cenário é incerto para o atual exercício na avaliação da empresa
Ventana Serra apura aumento real de 20%
Casadonte: mesmo com a situação incipiente no Brasil e no mundo empresa teve bons resultados | Crédito: Divulgação

A Ventana Serra, empresa mineira de logística que faz parte da rede global de transporte e logística do grupo multinacional italiano Arcese, tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos. Em 2021 e 2022, a empresa registrou uma expansão real de 20%, descontada a inflação nos preços de transporte de cargas. No ano passado, o faturamento foi de cerca de R$ 1 bilhão. Já para 2023, ainda pairam as incertezas quanto à situação macroeconômica nacional e internacional.

É que a Ventana Serra oferece serviços de importação e exportação, além de transporte rodoviário, com bases em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Além disso, atua com transporte marítimo, aéreo, consultoria fiscal na importação e desembaraço aduaneiro para o comércio internacional.

De acordo com o CEO da empresa, Paolo Casadonte, apesar da situação incipiente no Brasil e no mundo, a companhia fechou 2022 com ótimos resultados e segue confiante e investindo. No entanto, o cenário econômico desafiador pode afetar a performance da empresa em 2023.

“Não sabemos se esse ano conseguiremos manter a performance que vínhamos  experimentando desde 2021, devido ao cenário, mas continuamos esperançosos em auferir bons resultados. O mundo como um todo já vem numa espiral de desaquecimento e o mercado brasileiro também deverá sofrer alterações, em virtude de estratégias de contenção da inflação. As importações devem encolher um pouco”, avalia.

A logística internacional representa 70% do faturamento da empresa, enquanto o transporte rodoviário representa 30%. A perspectiva é que neste exercício, os serviços rodoviários alcancem os 40%. E a meta, em cinco anos, é equilibrar as receitas das operações. Porém, o executivo admite que isso dependerá do contexto macroeconômico de cada período.

“Nos orgulhamos de ser um operador logístico 360 graus, operando em diferentes frentes e como facilitadores intermediários na importação e exportação de cargas aérea e marítima. Também atuamos como despachante aduaneiro e oferecemos serviços de armazenagem. Os desafios são realmente importantes e que os anos que nos esperam não serão fáceis. Sabemos que o mundo entrará em recessão e não conhecemos sua profundidade, tampouco sua extensão, mas sempre haverá mercado para a logística, como a própria pandemia provou”, cita.

A indústria automotiva é o principal segmento atendido pela empresa em termos de importação e exportação, mas as commodities agrícolas e máquinas e equipamentos, também são importantes. Em termos de mercados, os parceiros históricos do Brasil também se destacam no relacionamento com a empresa. São grandes os negócios com Estados Unidos, Europa, China e países do Mercosul.

No mercado interno, a diversificação de produtos é ainda maior, incluindo setores de energias alternativas, largo consumo, e-commerce e produtos químicos. São Paulo é o principal mercado em termos de faturamento e negócios, seguido por Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

Investimentos

O CEO destaca que o desembaraço aduaneiro e os serviços de transporte rodoviário receberam especial atenção da Ventana Serra nos últimos dois anos. Desde 2021, a empresa vem investindo na expansão de seus serviços de carga rodoviária fracionada, atendendo aos mercados de São Paulo (capital e interior) e entre São Paulo e Minas e São Paulo e Nordeste, aproveitando rotas já operadas com carga dedicada, que a empresa desembaraça no porto de Santos e principalmente, nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos.

Outra iniciativa recente da empresa foi a ampliação de 30% na capacidade de armazenagem da unidade de Guarulhos (SP). A localização do armazém é estratégica: o espaço é próximo do Aeroporto de Guarulhos, possui fácil acesso às rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias e possibilita, por meio do Rodoanel, adentrar no Sistema Anchieta/Imigrantes e, assim, também manter rápida conexão com o Porto de Santos, o principal do País.

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