Em expansão, a mineira Mac Design se prepara para inaugurar terceira loja no exterior

Fundada em 1980, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Mac Design, especializada em móveis para áreas externas, tem conquistado ano após ano não apenas o mercado nacional, como também o internacional. Presente em 13 estados, com 22 lojas, a maioria em capitais, a marca que já exportava para alguns países conta agora com operações físicas em Miami e Hamptons, nos Estados Unidos.
E a presença lá fora promete aumentar. De acordo com o fundador da empresa, Márcio Assunção Cecílio, a empresa já prospecta um local para abertura de loja em Orlando e espera inaugurar, pelo menos, quatro lojas no exterior no período de cinco anos. Tamanho otimismo se deve aos diferenciais do produto. Segundo Assunção, os estrangeiros costumam apreciar os móveis da marca por uma série de motivos, entre eles, a madeira brasileira e a qualidade dos produtos.
“Eles valorizavam o design diferenciado, a ergonomia, a madeira brasileira e nosso trabalho, que é praticamente artesanal”, diz.
Neste sentido, o empresário revela que a produção da Mac é praticamente toda verticalizada – processo adotado, inclusive, desde os primeiros anos de operação. A maioria das etapas é feita na própria fábrica, incluindo as partes de fundição, madeira, tapeçaria, fibras e cordas. Poucas matérias primas ainda são compradas de fornecedores, como alumínio, madeira, tecidos italianos e a tela isling italiana.
“Optamos por verticalizar para termos controle de todo o processo. Só assim conseguimos garantir a qualidade do nosso produto, que passa por sol, chuva e intensas variações de temperaturas”, justifica.
A fábrica atual ainda tem capacidade para expansão, apenas com aumentos de turnos de trabalho. Assim, um incremento inicial na demanda seria tranquilo de atender. Paralelamente, a empresa participa de um programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em busca de uma maior otimização dos processos produtivos – o que vai alavancar ainda mais a capacidade produtiva da planta.
Sobre o desempenho dos negócios, Assunção recorda que a empresa teve um incremento considerável no período da pandemia. A demanda, conforme ele, veio da maior atenção que as pessoas deram a seus lares no momento de distanciamento social.
“As pessoas queriam aproveitar suas casas e a opção de lazer que tinham eram as áreas externas. Então começaram a investir na melhoria desses espaços. Esse movimento refletiu em nossos negócios em 2021 e 2022, que aumentaram bastante em relação aos anos anteriores. Agora em 2023 esperamos um crescimento de 8% a 10% fora a inflação”, afirma.
Em relação à participação das exportações nos negócios da Mac, o empresário diz que a estratégia da operação prevê manter a comercialização de pelo menos 70% dos produtos no mercado nacional. A medida visa o maior aproveitamento do potencial a ser explorado no País. “Apesar do longo tempo de empresa, ainda temos muito a explorar. O mercado internacional enche os olhos, mas não podemos empolgar e deixar os clientes daqui de lado”, defende.
Já no País, o Rio de Janeiro aparece como maior mercado, seguido por São Paulo e por Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas