Biblioteca Pública Infantil comemora 32 anos

Neste sábado (4), de 10 às 16h, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza uma programação especial para celebrar os 32 anos da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil da Capital (BPIJ-BH), que fica na rua Guaicurus, 50, Centro. Haverá narração de histórias, lançamento de livro, oficina de formação e a exposição “Traçado na Memória”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e toda a programação é gratuita, sem necessidade de inscrições prévias. Todas as atrações podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.
Neste ano, a comemoração acontecerá no sábado, dia da semana em que a biblioteca desenvolve atividades contínuas de promoção da leitura e da escrita, voltadas para as crianças, incluindo os bebês e suas famílias. Ao completar 32 anos, a BPIJ-BH mostra a potência deste equipamento cultural que reúne vários campos de atuação: incentivo à leitura e escrita, valorização da literatura e espaço de formação para profissionais que atuam na área da leitura, literatura, livro e bibliotecas.
A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância do equipamento cultural para a cidade. “A BPIJ-BH integra a Rede de Bibliotecas mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. São 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Trata-se de uma iniciativa inestimável que transformou a BPIJ-BH em uma importante referência no atendimento às crianças, adolescentes e jovens, sendo pioneira no estado de Minas Gerais”, ressalta.
“É com muita alegria que celebramos o aniversário, em um sábado com atividades especiais. Além de valorizar o incentivo à leitura e a valorização da literatura, a programação comemorativa é composta por pessoas que fizeram parte da história da biblioteca, tanto leitores e leitoras, quanto profissionais que atuam no setor, dando visibilidade aos vínculos afetivos criados entre os livros, as pessoas, a literatura e a biblioteca», destaca.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Atendimentos
Em março de 2022, a biblioteca retomou o atendimento presencial realizando 215 atividades entre exposições, saraus, lançamento de livros, oficinas literárias e palestras, alcançando cerca de 3 mil pessoas. Apenas no ano passado, foram realizados em torno de 3,2 mil empréstimos de livros e gibis e 10 encontros com a sociedade civil para debates em torno da programação, política pública de leitura, literatura, livro e biblioteca da cidade.
A coordenadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, Daniela Figueiredo, destaca que a biblioteca buscou ao longo da sua história qualificar o acervo direcionado a crianças, adolescentes e jovens, acompanhando a evolução do mercado editorial.
Ouça a rádio de Minas