Negócios

Instituto Gourmet acelera a expansão em Minas

Alfenas, no Sul de Minas, recebe a primeira inauguração do ano, ainda neste mês; Poços de Caldas também já está em implantação
Instituto Gourmet acelera a expansão em Minas
Patrícia Rocha afirma que a meta é crescer 30% neste ano | Crédito: Divulgação

Criado em 2014 e com 167 unidades vendidas (implantadas e em implantação) espalhadas pelo País, o Instituto Gourmet acelera a expansão em Minas Gerais e comemora a primeira inauguração do ano no Estado, marcada para este mês, em Alfenas (Sul de Minas). Poços de Caldas, na mesma região, também já está em implantação. As duas se somam às oito unidades já em funcionamento. A meta para o Estado é inaugurar pelo menos mais 13 até o fim do ano.

De acordo com a gerente de expansão do Instituto Gourmet, Patricia Rocha, cidades como Ipatinga, no Vale do Aço; Sete Lagoas, na região Central; Uberaba, no Triângulo Mineiro; e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, estão entre as prioridades.

“Hoje somos a maior rede de escolas especializadas em cursos em gastronomia. No ano passado crescemos 25% e a meta para 2023 é 30%. Esses números refletem o sucesso do modelo slim, dedicado às cidades menores, acima de 60 mil habitantes, como no caso de Alfenas. É um modelo inovador, com uma sala de aula, em 100 metros quadrados. É um investimento menor, de R$ 190 mil. Hoje, somos voltados para a classe C, pessoas que querem empreender, mas também temos muitos alunos que procuram por hobby”, explica Patrícia Rocha.

Para ter uma unidade, o interessado deve desembolsar a partir de R$187 mil. O perfil exigido é o de sócio-operador e gestor de pessoas. O treinamento é realizado na sede da franqueadora, no Rio de Janeiro. Já o corpo docente é contratado ao longo da implantação da unidade e recebe treinamento e acompanhamento constante de consultores especializados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Atualmente, as escolas oferecem até nove diferentes cursos e mais um está sendo lançado, o “Gourmezinhos”, dedicado às crianças de oito a 12 anos.

“Entendemos que nossa missão é transformar vidas: a do franqueado e as dos alunos. A gastronomia teve um grande impulso nos últimos anos e foi bastante ajudada pelos realities shows culinários. As crianças são um público crescente e estamos felizes em agora recebê-las. Tudo é feito pensando nelas e com a máxima segurança. Não usamos fogo, por exemplo, tudo é feito em fogões por indução”, destaca.

Internacionalização 

Ao mesmo tempo em que avança pelo território nacional, a rede já vislumbra a internacionalização da marca, começando pela América Latina. Embora os detalhes ainda não sejam conhecidos, a expectativa é que até o fim do ano a primeira unidade fora do Brasil seja anunciada.

“Esse é um planejamento que ainda está no nível estratégico, junto à presidência e diretorias. Devemos, sem descuidar do Brasil, efetivar a internacionalização com o apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising) no ano que vem”, completa a gerente de expansão do Instituto Gourmet.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas