Mapa realiza 1º gabinete itinerante em Minas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou o primeiro gabinete itinerante em Minas Gerais. O ministro Carlos Fávaro e os secretários da pasta estiveram neste sábado (4), na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para ouvir as principais reivindicações e debater soluções para a pecuária. Foi ocasião também para a posse da nova diretoria da ABCZ, que terá como novo presidente Gabriel Cid para o triênio 2023-2025.
Segundo o ministro, esta foi a primeira de muitas reuniões que serão realizadas pelo Mapa em diversos locais do país para colher as demandas de todo o agronegócio e implementar como políticas públicas do governo federal. Após o primeiro encontro com as entidades, os secretários do Mapa realizaram audiências para tratar dos temas específicos de cada área.
Os representantes da ABCZ apresentaram ao Mapa o programa Integra Zebu, que tem como objetivo propor e divulgar soluções para intensificar a produção das pastagens brasileiras. Segundo o ministro, a proposta está plenamente alinhada com a política do Mapa. “Vai ao encontro daquilo que propusemos no plano de governo do presidente Lula para a agropecuária brasileira, que é transformar a pecuária de baixa produtividade em uma agricultura de alta produção”, reforçou.
“Durante muito tempo, por desconhecimento e informações incorretas, o agronegócio recebeu críticas injustas no Brasil e no mundo. Fato que hoje amplia o debate sobre a sustentabilidade, tão evidente nos últimos meses com a expectativa das transições do governo”, disse o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
Também participaram do evento o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Thales Fernandes; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antonio Pitangui de Salvo e o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária de MG, Marcílio Magalhães. (Mapa e ABCZ)
Ouça a rádio de Minas