Xeque Mate atinge limite da capacidade para o Carnaval

Entra ano, sai ano e uma nova bebida conquista o paladar dos foliões no Carnaval. Em 2023, depois das limitações nas festas em função da pandemia de Covid-19, as pessoas estão ainda mais entusiasmadas com a data e prometem aproveitar ao máximo os dias de folia. E a bebida da vez que vai embalar bloquinhos e shows é o Xeque Mate, um drink pronto em lata feito de mate, rum, guaraná e limão.
Produzido pelo grupo Xeque Mate Bebidas, o drink já caiu no gosto dos consumidores Brasil afora e está elevando a empresa belo-horizontina a outro patamar. Segundo o sócio e diretor de Produção da marca, Gabriel Rochael, além da operação no limite da capacidade na fábrica própria, localizada no bairro Serrano, região Noroeste da Capital, haverá a terceirização da produção em outros estados, a fim de atender a demanda de outras praças.
“A produção projetada para o Carnaval deste ano é de 400 mil litros e nossa produção na fábrica gira em torno de 350 mil litros por mês. Estamos contratando outras fábricas, em localidades como no Rio Grande do Sul, para atender os pedidos e ainda reduzir o custo com logística”, diz.
Mas como a perspectiva do grupo é manter o sucesso e a ascensão das vendas, uma expansão da unidade fabril na capital mineira já foi iniciada. Embora não tenha revelado o montante, Rochael disse que a previsão é duplicar o volume produzido atualmente até o início do ano que vem e que um galpão anexo à fábrica atual já foi alugado para executar o projeto. Falta agora a aquisição do maquinário.
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“Realizamos investimentos mês a mês. No meio do ano passado saímos de uma produção de 60 mil litros/mês para mais de 300 mil litros/mês. Agora é hora de ‘rampar’ a empresa e estruturar esse crescimento. Fazer fluxo de caixa e estar preparados para essa demanda que não para de crescer”, afirma.
De informal a drink de sucesso no Carnaval
O negócio começou como uma parceria entre amigos que, com o sucesso da mistura, largaram a faculdade para apostar no segmento de bebidas. Em 2015, com uma produção caseira, as vendas ocorriam em festas e eventos na rua. Com o passar dos anos e o aumento das vendas, transferiram a produção para uma cervejaria e, em meados de 2021, abriram sua própria fábrica.
“Quando veio a pandemia percebemos o quanto nosso mercado era informal e ficamos sem ter para onde vender. Foi então que decidimos estruturar a empresa, ter uma área comercial e começamos a investir mais na marca. Foi tudo ou nada”, recorda.
Hoje, a bebida é enviada para outras cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo e Goiás. São mais de 600 pontos de venda. Apenas em Minas são 300, enquanto em São Paulo, o número já chega a 100.
“Até o final deste ano, a projeção é de que estaremos com o mesmo número de PDVs nos dois estados. E com a expansão nacional, prevemos dobrar o faturamento até o fim de 2023”, diz.
Além do drink, fazem parte do Grupo Xeque Mate Bebidas a própria runeria (a Mascate Runeria, com o rum Velha Guarda e o Carta Branca) e três unidades da Runeria Mascate em Belo Horizonte, uma rede de bares e casa noturna da marca. Esta última também está prestes a desembarcar na capital paulista, já que no início do ano que vem o grupo vai inaugurar uma unidade no bairro Pinheiros.
As unidades da capital mineira estão localizadas no Mercado Novo, na Savassi e no Floresta. As duas primeiras funcionam como drinkerias e também são espaços que permitem levar para o público as diversas criações e futuros lançamentos da marca, como os drinks prontos Swing Safado e Alcova Libertina, cujos nomes são homenagens a dois blocos de Carnaval de Belo Horizonte, e as sodas naturais gaseificadas sem álcool: Maré Rosa, Erva Maré e Maré Mate, de baixa caloria, com sabor diferenciado.
“A unidade Floresta foi inaugurada no fim do ano passado e a ideia é que seja um espaço cultural. Com capacidade para receber até 380 pessoas, queremos que seja mais uma balada de Belo Horizonte, reunindo todos os produtos criados por nós”, conclui.
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