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Zanzar deve operar em mais duas capitais

Zanzar deve operar em mais duas capitais
Hebert Viana: instalação não custa nada para o motorista | Crédito: Thiago Fernandes

O que você faz ao entrar em um carro de aplicativo? Depois de verificar a identidade do motorista e colocar o cinto de segurança, a maioria das pessoas vai responder, certamente, “olhar o celular”. Atento a esse hábito comum aos brasileiros que não desgrudam do smartphone, o CEO da Zanzar, Hebert Viana, criou uma forma de aproveitar esse tempo livre do passageiro para distribuir conteúdo e, claro, publicidade.

A Zanzar, startup com sede em Belo Horizonte, é uma empresa que se propõe a dar interatividade à publicidade DOOH (Digital Out of Home, em tradução livre “fora de casa”). A Zanzar instala nos carros telas interativas com conteúdo segmentado pelos canais Serviços, Entretenimento, Aventura, Gastronomia e Infantil. Com maior tempo de exposição das DOOH, o impacto é muito maior e há baixa dispersão.

Para os anunciantes, existem várias possibilidades através dos formatos Vídeo, iBanner, Banner e Branded Content. Isso tudo através de uma mídia digital de alta qualidade com possibilidade de interatividade (código promocional, QR Code, HTML customizado), geolocalização e programação por dia e horário e conteúdo em alta resolução (HD), com áudio e possibilidade de alteração on-line em tempo real.

“O transporte de aplicativo é extremamente democrático e as marcas têm muito interesse em aproveitar o tempo que esse potencial consumidor gasta no trânsito. A possibilidade de que ele interaja com a tela é muito grande. Como uma ferramenta digital, conseguimos capturar o comportamento do usuário e segmentar a mensagem de acordo com os interesses do anunciante, seja por geolocalização, dia ou horário, por exemplo. A instalação não custa nada para o motorista, que ganha uma ferramenta de diferenciação do seu serviço e ainda tem acesso a um clube de vantagens e promoções exclusivas junto às marcas”, explica Viana.

Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Zanzar também já atua na capital paulista e seu entorno, onde já ultrapassou a marca de 5,5 mil carros com o equipamento.

Os números desse mercado justificam o interesse. Segundo levantamento realizado pela Statista, em 2022, o investimento em propagandas digitais “externas” deve atingir na Europa este ano cerca de US$ 3,09 bilhões, enquanto nos Estados Unidos a projeção é de US$ 3,62 bilhões.

No Brasil, a mídia OOH está entre os que mais cresceram junto com a internet. A segunda, que no ano passado faturou R$ 3,6 bilhões, passou para R$ 4,4 bilhões no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 milhões para R$ 1,4 bilhão, segundo dados do Cenp-Meios.

Ainda neste ano a Zanzar deve começar a operar em mais duas capitais e suas regiões metropolitanas e duas grandes cidades de São Paulo, provavelmente Campinas. E, embora não seja uma prioridade, um plano de internacionalização não é descartado pela startup.

“Somos procurados por outros empreendedores que querem licenciar o nosso modelo de negócio para outras cidades. Então o nosso crescimento pode se dar das duas formas em breve. Sobre investir fora do Brasil existe a possibilidade. Têm poucos players no mundo fazendo isso. Não é um negócio simples do ponto de vista operacional e o Brasil é muito grande. Ainda temos muito a nos dedicar por aqui”, completa o CEO da Zanzar.

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