Bento Rodrigues de volta à Estrada Real

Oficializando o retorno da comunidade de Bento Rodrigues, na região Central de Minas Gerais, ao maior circuito histórico e turístico do Brasil, o Instituto Estrada Real inaugurou no dia 11 de fevereiro, na Praça São Bento, em Mariana, região Central do Estado, juntamente com a entrega do novo distrito, pela Fundação Renova, novos marcos da Estrada Real. Os marcos simbólicos demarcam a rota histórica cheia de tradições e valoriza a identidade colonial das comunidades, ao longo de seus 1.630 km.
Os marcos instalados pelo Instituto Estrada Real são pontos de orientação que servem para guiar turistas que acompanham a rota, além de contar a história dos distritos que integram o percurso que atravessa os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Afetado pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, o distrito de Bento Rodrigues fazia parte da Estrada Real. Portanto, o Novo Bento Rodrigues construído pela Fundação Renova, vai receber novos marcos. A inauguração reforça a conexão da comunidade atingida com sua própria história e contribui para o fortalecimento de vínculos emocionais e afetivos. Além de fortalecer a vocação turística da comunidade, gerando oportunidades de negócios.
Com os marcos simbólicos, o novo distrito será beneficiado com ações e projetos de estímulo ao turismo realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Instituto Estrada Real. Esse estímulo se soma às ações de desenvolvimento econômico da comunidade no novo distrito, realizadas pela Fundação Renova.
Segundo o diretor do Instituto Estrada Real, Daniel Junqueira, toda a área que permeia a Estrada Real é fundamental para a história de Minas. “O reassentamento é uma chama de esperança e colocamos o marco simbólico para mostrar que a Estrada Real esteve presente e lá continua. E a gente quis colocar uma mensagem de esperança, porque o passado a gente não consegue mudar, mas o futuro a gente consegue”, complementa o diretor.
Vale lembrar que o trajeto histórico da Estrada Real não será alterado. A proposta do Instituto Estrada Real é a criação de uma rota alternativa, que ainda está em discussão.
O Instituto Estrada Real trabalha para a preservação do patrimônio, da cultura e da gastronomia do Ciclo do Ouro no período colonial. O Instituto também dá visibilidade à história da comunidade local e possibilita que Bento Rodrigues possa retomar o fluxo de turistas da Estrada Real para vender seus produtos artesanais e agroecológicos, como ocorria no distrito atingido.
Ouça a rádio de Minas