Rota da Descarbonização promete acelerar transição para baixo carbono

Minas Gerais lançou, nesta quarta-feira, a Rota da Descarbonização, uma aliança entre governo, iniciativa privada, universidades e organizações da sociedade civil. O objetivo do programa é acelerar a transição do Estado para uma economia de baixo carbono, por meio da promoção de investimentos e empregos verdes. A iniciativa visa ainda a contribuir para uma maior competitividade dos produtos mineiros.
O evento de divulgação ocorreu no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em Belo Horizonte. Foi o primeiro de uma série de encontros que buscam discutir a elaboração da Rota da Descarbonização. A ideia é definir ações, políticas e regulações que vão estimular os investimentos necessários para alcançar as metas do acordo Race To Zero e as diretrizes do Plano de Ação Climática do Estado (Plac-MG).
Produção com responsabilidade ambiental
Em discurso de abertura, o governador Romeu Zema (Novo) destacou que o mundo está mudando e só será possível ter mercado fora do Estado e exportar produtos se for provado que o que é produzido em Minas Gerais é feito com responsabilidade ambiental. Citando os avanços do governo em termos de reparação de área degradada, ele garantiu que Minas “será um exemplo de preservação e de estado que sequestra carbono”.
Além de Zema, também participou do encontro o CEO da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), João Paulo Braga, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, secretários de Estado e representantes dos principais setores produtivos.
Ouça a rádio de Minas