Vem aí a 95ª Cerimônia do Oscar

O Oscar, também chamado de The Academy Awards ou The Oscars, é uma premiação de cinema e atualmente é reconhecido como a mais importante do gênero. A primeira cerimônia foi realizada em 1929, dois anos após sua criação, e a próxima edição acontece no dia 12 de março.
O evento, anual e realizado em Los Angeles (EUA), é uma criação e realização da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Ampas, em inglês). A entidade também é a responsável pela indicação e votação das categorias da premiação, e por isso é tão importante.
Por dentro da Academia
A ideia da criação de uma cerimônia no universo cinematográfico surgiu devido à grande expansão que o cinema americano estava passando nos anos 1920. Naquela época, grandes nomes do mundo do cinema e dos negócios se juntaram e deram origem à Ampas, que teve como primeiro presidente, o ator Douglas Fairbanks.
Para valorizar o cinema hollywoodiano, os 26 membros fundadores da Ampas decidiram premiar aqueles que consideravam os melhores entre filmes, atores, atrizes, figurinos, cenários, etc e assim foi criado o Oscar. A primeira edição, realizada em 16 de maio de 1929, premiou os filmes lançados em 1927 e 1928.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apesar das raras publicações acerca do funcionamento do evento multimilionário, acredita-se que 8.500 pessoas integram a Ampas e votam, todos os anos, nos filmes que chegam à premiação. Para se tornar integrante da Academia, é necessário receber um convite, geralmente feito a jornalistas especializados, pessoas da área do cinema – que recebem indicação – e premiados em edições anteriores do Oscar.
Apesar do número elevado, cada integrante da Academia pode votar apenas na categoria que tenha conhecimento técnico. A votação é aberta a todos os membros apenas nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Dizem que a votação é feita até hoje em cédulas de papel. Cada membro anota o seu vencedor indicado e envia em envelopes lacrados até uma data pré-estabelecida. A contagem é feita voto a voto.
Confira as 23 categorias do Oscar
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Ator
- Melhor Atriz
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Atriz Coadjuvante
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Filme de Animação
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Documentário de Longa-metragem
- Melhor Documentário de Curta-metragem
- Melhor Curta-metragem em Live Action
- Melhor Curta-metragem de Animação
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Canção Original
- Melhor Som
- Melhor Design de Produção
- Melhor Fotografia
- Melhor Maquiagem e Penteados
- Melhor Figurino
- Melhor Edição
- Melhores Efeitos Visuais
Quem tem as últimas estatuetas
Em 2022, o filme que levou o prêmio máximo da premiação para casa foi “No Ritmo do Coração”, um filme sobre uma garota – única ouvinte em uma família de surdos. Jessica Chastain foi eleita na categoria de melhor atriz e Will Smith como melhor ator.
Já em 2021, o filme “Nomadland” levou a melhor, e a atriz principal, Frances McDormand também. Como melhor ator, o escolhido foi Anthony Hopkins, em “Meu Pai”.
E em 2020, “Parasita” ganhou a estatueta tanto de melhor filme quanto de melhor filme internacional. Joaquin Phoenix ganhou como melhor ator como Coringa e Renée Zellweger como melhor atriz como Judy Garland em “Judy: Muito Além do Arco-Íris”.
Curiosidades sobre o Oscar
Após todas essas informações, ainda não mencionamos o motivo do nome do prêmio ser Oscar, e a verdade é que não há um motivo verdadeiramente definido, apenas especulações.
Acredita-se que a secretária da Academia tenha dito que a estatueta parecia seu tio Oscar, e foi escutada por um jornalista que escreveu uma resenha sobre a premiação e o nome pegou a partir daí.
Outra curiosidade é que a primeira cerimônia televisionada do Oscar foi em 19 de março de 1953, em preto e branco, para os estadunidenses. Já para os brasileiros, a estreia na TV Tupi ocorreu em 1970.
Por fim, os discursos dos agraciados podem durar, no máximo, 45 segundos, mas o diretor Alfred Hitchcock bateu o recorde de discurso mais rápido, dizendo apenas um “muito obrigado”.
Para saber mais sobre a maior e mais importante premiação cinematográfica, a dica é o livro Tudo Sobre o Oscar, de Fernando Albagi, publicado em 2003.
*estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas