Variedades

“Amor por Anexins” desembarca em BH

O espetáculo teatral será apresentado no Cine Theatro Brasil Vallourec neste sábado (25) e no domingo (26)
“Amor por Anexins” desembarca em BH
Crédito: Erika Almeida

Sucesso garantido por onde passa, “Amor por Anexins” chega à capital mineira e faz apresentações no Cine Theatro Brasil Vallourec (avenida Amazonas, 315, Centro)  neste sábado (25), às 21h, e domingo (26), às 18h. Os ingressos estão à venda por R$ 40,00 através do site Eventim ou na bilheteria do teatro.

Após uma excelente temporada em São Paulo, viajar por cidades do interior paulista, Fortaleza e São Luís do Maranhão, o objetivo é também encantar a cidade de Belo Horizonte. Depois o musical segue em turnê para Recife e outras cidades. Em junho encerra temporada em São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso.

“Amor por anexins” é uma farsa escrita pelo dramaturgo e poeta Artur de Azevedo, por volta dos anos 1870 e 1907, em São Luís do Maranhão. Nessa montagem de Elias Andreato, a comédia estabelecida por Artur de Azevedo ganha ares ainda mais farsescos e musicado com repertório da música popular brasileira

Na história, o personagem Isaías, interpretado por Claudio Lins, o “Velho Solteirão” é obcecado por anexins (ditados populares) e quer se casar com Inês, Mariana Gallindo, uma jovem e pobre viúva que não se conforma em ser escolhida para ser a esposa desse solteirão. Cabe apenas a Inês aceitar a proposta de Isaías.

O espetáculo é construído por meio de jogo de palavras e ditados populares, promovendo uma reflexão bem-humorada sobre o amor, o dinheiro e o casamento por conveniência. Os atores cantam o repertório popular brasileiro dos anos 1950 acompanhados pelo piano de Jonatan Harold, que assina a direção musical e sopros de Bia Pacheco.

Para o diretor Elias Andreato, “o autor tinha sincera vocação para a alegria e via na comédia de costumes o melhor caminho para a dramaturgia nacional. Gostava de escrever algo que reproduzisse a verdade e a vida, que possuísse exposição, catástrofe e desenlace, que divertisse e ao mesmo tempo sensibilizasse. O texto trata com humor questões de interesses no amor, trazendo um inusitado jogo de linguagem e saberes coletivos dos anexins que são evocados a toda prova na construção da história”.

Para o ator Claudio Lins, “montar Amor por Anexins era um projeto antigo de Elias Andreato. E foi muita sorte tê-lo conhecido no ano passado, quando conversamos e contei-lhe do meu fascínio pela linguagem do Teatro de Revista. Montar um texto do Artur de Azevedo é, para mim, um sonho realizado. Além do mais, é a oportunidade de mostrar para o público uma faceta minha que poucos conhecem: a comédia!” A atriz Mariana Gallindo resume como  “desejo, realização, alegria e gratidão”.

A Morente Forte faz história desde 1985 em São Paulo, fundada pelas produtoras Selma Morente e Célia Forte. “Há muito tempo queríamos montar um clássico da dramaturgia brasileira. Pensamos em várias possibilidades. Elias Andreato, nosso parceiro de ideias e conquistas, nos sugeriu Amor por Anexins, uma pérola de Artur de Azevedo. Não pensamos duas vezes. Com um roteiro musical especialíssimo, convidamos Claudio Lins e Mariana Gallindo para viver esse casal inusitado e nada romântico para compor essa comédia deliciosamente musical” diz Célia Forte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas