CURTA DC MAIS | 28/03

Trajetória de Heitor Martins
Reconhecido por sua importância na história da literatura e da imprensa de Minas Gerais, Heitor Martins é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre sua atuação – fundamental na compreensão das últimas décadas da cultura no Estado. O professor, jornalista, editor, poeta, ensaísta e tradutor, que reside nos EUA, conversa com o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, em vídeo que estará disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h de hoje. Ele relembra seus anos de formação, na jovem Capital que se expandia rapidamente, e ressalta a importância das excelentes escolas que teve oportunidade de frequentar, entre as quais o Grupo Escolar Silviano Brandão e o Colégio Anchieta. Ao longo da entrevista, Heitor Martins conta o início da carreira como jornalista, no jornal “Tribuna de Minas”, fazendo a cobertura do que ocorria na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde conviveu com outros repórteres, como Mauro Santayana, Sebastião Nery e Ciro Siqueira, entre outros. Fala do início de sua graduação, nos anos 1950, na Faculdade de Filosofia da UMG, transformada em UFMG.
Tom Nascimento no Sempre Um Papo
O multiartista e escritor Tom Nascimento participa do Sempre Um Papo para falar sobre seu livro “A História do Tambor” e sobre o projeto “Só novembro não. O ano todo!” O bate-papo, que conta com acesso gratuito e tradução em libras, acontece amanhã, às 19h, com mediação da jornalista Jozane Faleiro. A transmissão é pelo canal do YouTube do Sempre Um Papo. O livro “A História do Tambor” faz um convite para se refletir sobre respeito, diversidades, ancestralidade, negritude e africanidades através de uma linguagem acessível, lúdica, poética e repleta de filosofias e subjetividades, com o intuito de valorizar a singularidade de cada pessoa sem perder de vista a pluralidade. A obra foi viabilizada por uma campanha de financiamento coletivo lançada na plataforma Benfeitoria. Há também uma versão digital do livro, interativo, que conta com a participação do artista Sérgio Pererê e de duas vozes femininas: Andreia Silva e Gislaine Gonçalves. Os ilustradores do livro são Marcelo La Carreta e Juliana Ribeiro, da empresa kiwi. Compre aqui o livro. Tom Nascimento também realiza do projeto “Só novembro não. O ano todo!”, iniciativa que propõe ampliar a discussão sobre a consciência negra.
Homenagem a Henri Gorceix
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal , na Praça da Liberdade, inaugurou a exposição “Henri Gorceix 180 Anos: coração de ouro em peito de aço”. Até 26 de março, poderá ser visitada, gratuitamente, durante o horário de funcionamento do MM Gerdau, de terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h. Com obras do artista mineiro Omar Franco, a exposição presta homenagem aos 180 anos de Claude-Henri Gorceix e faz referência a momentos, lugares e instituições que envolvem a história do cientista francês, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A mostra é composta por 18 esculturas em aço e o seu nome é inspirado nos discursos de Gorceix para justificar a escolha da cidade de Ouro Preto como sede da Escola de Minas, à época da sua criação, no ano de 1876, durante o Império do Brasil.
Centenário de Waldir Azevedo
Apesar do título no diminutivo, a canção “Brasileirinho” alcançou o mundo e mostrou a grandiosidade do choro na música popular. O autor da composição que foi tema de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 é Waldir Azevedo. O cavaquinista completaria cem anos e é homenageado no Brasil das Gerais, da Rede Minas. A jornalista Patrícia Pinho reuniu uma turma que entende do chorinho para festejar o centenário do mestre. A atração traz o radialista Acir Antão, o instrumentista Ausier Vinícius e o violonista Marcelo Issa. O programa ainda conta com a participação remota do músico e escritor Rogério Guarapiran. O Brasil das Gerais em homenagem a Waldir Azevedo vai ao ar hoje, às 13h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Feira do Mineirinho
A Feira do Mineirinho inicia o mês com homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A semana contará com programação musical especial. A celebração da data começa na próxima quinta-feira, a partir das 19h, com o som contagiante do Passe Vip que tocará samba e pagode. Outra atração será o cantor David Ferraz que apresentará seu sertanejo elétrico. Com entrada gratuita, o espaço é coberto e possui completa infraestrutura para receber o público. A animação prossegue no próximo domingo, a partir das 11h! Será um dia de ritmos dançantes. O DJ Hugo Santiago vai comandar as pik-ups e tocar hits eletrizantes. Já o grupo Diga Lá fará uma roda de samba com repertório especial. Outro destaque será a Academia Musical Orquestra Show (Amos). A banda, formada por músicos que integram a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), apresentará o melhor do forró, xote, sertanejo universitário e outros ritmos. E com seu astral, a banda Vira e Mexe vai apresentar o seu axé vibrante. O público ainda conta com grande variedade de produtos, como artesanato, decoração, bijuterias, calçados, vestuários e produtos para o lar.
Ouça a rádio de Minas