Agronegócio

CURTAS AGRONEGÓCIO | 28/02

CURTAS AGRONEGÓCIO | 28/02
Crédito: Ilya Naymushin/Reuters

Café com selo da Região Vulcânica

Cafés com selo da Região Vulcânica são exportados pela primeira vez, de acordo com o CaféPoint. A primeira exportação dos cafés com este selo foi realizada pela Bourbon Specialty Coffees. É uma conquista importante para os cafeicultores da região, que estão há mais de 10 anos trabalhando para o reconhecimento desta origem de grãos produzidos em solos vulcânicos. O destino do primeiro lote foi o Japão, país que já busca a origem vulcânica e reconhece a qualidade dos cafés desse terroir. Para compor os lotes, foram utilizados cafés das Fazenda Santo Antônio, em Botelhos (MG), e da Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama (SP), grãos premiados que foram arrematados pela exportadora Bourbon. A Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é a detentora da marca coletiva da Região Vulcânica, que abrange 12 municípios na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo: Águas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiura de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.

Emater-MG instala Unidade de Referência de Frutas

A instalação de uma Unidade de Referência e Demonstração de Fruticultura de Clima Temperado vai marcar o início da edição de 2023 do Circuito Mineiro de Fruticultura. O evento será realizado amanhã (1º de março), a partir de 13h, no Sítio Ponte  Funda, em Alfenas, no Sul do Estado. Na propriedade estão sendo testadas dez cultivares diferentes de frutas como ameixa, pêssego e nectarina, estas de clima temperado, mas também de algumas de clima tropical e já tradicionais na região, como goiaba e abacaxi. As frutas de clima temperado foram plantadas em agosto de 2022 na propriedade de João Manoel Neto a partir de mudas doadas. A primeira colheita está prevista para dezembro, quando será possível avaliar a produtividade do pomar e a qualidade dos frutos. O objetivo do Circuito Frutifica Minas é estimular o setor no Estado, ao oferecer informações técnicas e conjunturais aos produtores rurais mineiros no segmento da fruticultura. Os locais dos eventos são estrategicamente escolhidos, de acordo com o potencial de cada região. O Frutifica Minas oferece palestras e debates com renomados pesquisadores, técnicos e extensionistas agropecuário, com a finalidade de integrar e atualizar os produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área.

Epamig publica Informe Agropecuário

A nova edição do Informe Agropecuário, publicado pela Epamig, traz o tema Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. A revista destaca como a integração entre os componentes animal, vegetal e florestal pode assumir diferentes arranjos e esquemas de rotação e/ou sucessão, resultando em benefícios mútuos para atividades agrícolas e pecuárias e a preservação ambiental. E já pode ser adquirida na Livraria Epamig por R$20 (versão impressa) e R$16 (versão digital). Os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) aliam as produções agrícola, pecuária e florestal dentro de uma mesma área, por meio de práticas sustentáveis, que permitem ao produtor diferentes combinações ou sucessões de atividades.  Dentro desses Sistemas destacam-se a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), a Integração Pecuária-Floresta (IPF) e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que estão entre as principais ferramentas para a sustentabilidade da agropecuária. Essa flexibilidade possibilita ao produtor explorar diferentes realidades com menor custo de produção, baixos impactos ambientais e baixos riscos financeiros, além de aumentar a rentabilidade por hectare. A otimização do uso da terra, em decorrência da diversificação dos produtos envolvidos, possibilita a manutenção da biodiversidade, a sustentabilidade agropecuária e a não exploração de novas áreas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas