Variedades

Filmes de Almodóvar valorizam as mulheres

Filmes de Almodóvar valorizam as mulheres
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove a partir de hoje, no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza), a mostra “Sobre Elas – O Cinema de Almodóvar”, composta por filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que evidenciam o universo feminino como um dos eixos temáticos recorrentes e essenciais para na obra do diretor. A mostra, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, exibirá dez filmes ao longo do mês de março. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Nos filmes de Almodóvar, as mulheres nunca estão restritas à imagem que a sociedade geralmente faz delas. Elas explodem em intenções e desejos e não se limitam a corpos, maneirismos e estereótipos. São múltiplas, extravagantes, revolucionárias, incoerentes, ambíguas e, acima de tudo, humanas. Em geral, elas são as protagonistas da trama e, quando não o são, aparecem em um contexto de destaque. Seja lidando com segredos do passado, carregando histórias repletas de atos extremos ou escolhas questionáveis, as “mulheres de Almodóvar” jamais são inertes ou neutras. Suas paixões e pulsões incendeiam a tela em cores pulsantes e enredos inusitados que evidenciam o que é inerente ao ser humano: os desejos, os amores, as dores, as perdas e conquistas.

A mostra que entra em cartaz no Cine Santa Tereza conta com dez obras, de diferentes fases da carreira do diretor, desde a comédia “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (foto), de 1988, com classificação 14 anos, que trouxe reconhecimento internacional ao cineasta, ao colocar em cena uma de suas atrizes preferidas, Carmem Maura, no papel de uma dubladora de filmes, até o autobiográfico “Dor e Glória” (2019, classificação 16 anos), no qual outra de suas estrelas – a espanhola, Penélope Cruz – interpreta sua mãe. A extensa lista de atrizes com as quais o diretor trabalhou atesta sua familiaridade com o universo feminino e as questões que o permeiam, sempre tratadas com seu tom peculiar que dialoga com o melodrama e o imaginário kitsch. Além de Penélope Cruz e Carmen Maura, nomes como os de Victoria Abril, Marisa Paredes, Cecília Roth, Rossy de Palma, entre outras, são figuras de destaque em sua obra.

A complexa e muitas vezes conturbada relação entre mães e filhas é ressaltada em filmes como “De Salto Alto” (1991, classificação 16 anos) e “Julieta” (2016, classificação 14 anos), sendo que a maternidade também é cenário para o multipremiado “Tudo Sobre minha Mãe” (1999, classificação 14 anos) pelo qual Almodóvar ganhou o Bafta, o César, o Oscar, o Globo de Ouro, além da Palma de Ouro, em Cannes, como Diretor. Além destes, a seleção traz ainda outros títulos da rica e extensa carreira desse espanhol, que conseguiu aliar sucesso de público e crítica. São eles: “Ata-me” (1990, classificação 16 anos), “A Flor de Meu Segredo” (1995, classificação 14 anos), “Carne Trêmula” (1997, classificação 18 anos), “Abraços Partidos” (2009, classificação 12 anos) e “Fale com Ela” (2002, classificação 14 anos).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas