Aprendiz Legal – Jovens aprendizes vencem a timidez

O excesso de timidez pode ser um comportamento normal, mas profissionalmente pode ser prejudicial, ainda mais se o objetivo for ingressar em uma área que lida com pessoas. Melhorar as formas de expressão e de comunicação é desafio para muitos profissionais que já atuam no mercado, e também para muitos jovens que almejam uma oportunidade de trabalho.
A passagem pelo programa Aprendiz Legal, uma parceria do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) com a Fundação Roberto Marinho, foi comemorada por três egressos do programa que trabalharam na Via Varejo. Durante o processo de aprendizagem, Gabriel Reis, Ana Carolina Santana e Leandro Nunes, contaram que superaram juntos a timidez e a dificuldade de se comunicar em público.
Gabriel, de 21 anos, se considera uma pessoa tímida, mas notou sua transformação após participação no programa do CIEE/MG. “Foi uma construção, depois de conviver com os instrutores e os colegas, passei a me expressar melhor, tanto nas apresentações de trabalhos, já que no início ficava travado devido ao nervosismo, quanto no atendimento aos clientes durante o expediente na Via Varejo”, ressalta.
Já Ana Carolina, de 19 anos, destaca que o programa de Aprendizagem do CIEE/MG também a ajudou a lidar com a timidez. Isso foi de extrema importância para seu desenvolvimento profissional, pois lidava diariamente com o público na Via Varejo. “Antes de entrar no Aprendiz Legal era muito tímida. Quando ia falar com alguém ficava nervosa, minha mão chegava a ficar gelada”, lembra. Ana agradeceu a ajuda que recebeu do instrutor de aprendizagem Alexandre Silveira, com quem teve a oportunidade de conversar e receber dicas sobre desenvoltura no ambiente corporativo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Evolução
Leandro, de18 anos, descobriu como lidar com a timidez a partir de um fato inusitado: mesmo sendo introvertido, enfrentou “seus monstros” durante um show de talentos organizado pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente em Minas Gerais (Fectipa-MG), quando dançou para o público. Satisfeito com sua evolução, deixou uma mensagem para os que ainda estão ingressando Aprendiz Legal: “Você que está entrando no programa do CIEE/MG agora, saiba que vai encontrar pessoas incríveis, que irão te ajudar a superar a timidez. Basta dar o seu melhor que no final vai dar tudo certo”.
O instrutor de aprendizagem Alexandre Silveira afirma estar orgulhoso com a transformação dos jovens egressos do programa. Ele explica que cada aprendiz é acompanhado de perto, sempre recebendo suporte para vencer suas dificuldades. “O Aprendiz Legal contribuiu no processo de melhoria da timidez desses três jovens, que desenvolveram habilidades, talentos e ganharam mais desenvoltura no quesito comunicação”, comemorou Silveira.
Ouça a rádio de Minas