Vendas nos shoppings do Sudeste estão abaixo da média nacional

As vendas em lojas de shoppings centers da região Sudeste do País cresceram 14,8% no mês de janeiro deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). De acordo com o balanço mensal comparado com o mesmo mês de 2022, o desempenho regional está abaixo da média do País, que foi de 15,2%.
Outras regiões também tiveram média abaixo do indicador nacional, como foi o caso da região Sul com alta de 14% e a região Norte com 6,5%. As duas regiões brasileiras que apresentaram resultados acima da média nacional no mês, em relação a janeiro de 2022, foram o Centro-Oeste, com 18,2% e o Nordeste com 17,2%.
O levantamento ainda mostra que, mesmo com um cenário macroeconômico, impactado pelas pressões adicionais da Selic no mercado de crédito, limitando o consumo das famílias, o ticket médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 119,68 em janeiro. Já o valor médio das lojas de rua foi de R$ 86,39.
Do ponto de vista do fluxo de frequentadores dos shoppings centers, o mês de janeiro foi marcado pelo aumento de público, que contribuiu também para o resultado positivo das vendas. O fluxo de pessoas, segundo dados do IPEC e Mais Fluxo, obteve um avanço de 19,3%, quando comparado com o mesmo momento do ano passado. O indicador mostra que é o resultado mensal mais alto dos últimos seis mêses.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Leia mais: Shopping Center: Novo espaço para eventos será aberto em Belo Horizonte
Ouça a rádio de Minas