App acaba com a farra dos “penetras”

Uma das mais comuns e desagradáveis situações registradas pelas produtoras de eventos certamente é com relação à presença de “penetras”. Esse adjetivo é empregado às pessoas que não foram convidadas ou devidamente credenciadas para uma ocasião. Valendo-se também da chance de uma falsificação de ingresso, ou até mesmo do repasse de um convite compartilhado, os intrusos passaram a frequentar todos os tipos de confraternizações, seja para comer e beber de graça, ‘tietar’ famosos ou simplesmente compartilhar “cliques” nas redes sociais.
Pensando em acabar ou, pelo menos, diminuir esse tipo de situação, os empresários mineiros Breno Rocha Uchôa, Érika Gomes e Pedro Henrique de Lima criaram o aplicativo Code My Party. A aposta, que já está no mercado há dois anos, faz a gestão de convidados para evitar a presença de estranhos em eventos por todo o País.
Tamanha é a aceitação pela novidade que o trio de empresários viu o faturamento saltar 1.000%, com mais de 300 eventos realizados e 200 mil convidados validados. O aplicativo já foi usado em locais como a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos (SP), nas comemorações de 50 anos da fabricante BMW M, e também em shows do Wesley Safadão e da cantora pop Iza.

Como faz para usar o aplicativo?
“Em primeiro lugar, trata-se de uma ferramenta descomplicada que mantém o anfitrião com total autonomia sobre os seus convidados, de maneira muito mais prática e intuitiva. Através de um sistema próprio, desenvolvido exclusivamente para o nosso negócio, os contratantes conseguem selecionar seus convidados, disparar o convite e um link de confirmação de presença e, por fim, validar a identidade de cada um deles por meio de uma selfie, registro obrigatório para a emissão do código de entrada”, explica Breno Uchôa.
O empresário acrescenta que, após essa validação, o convidado recebe em seu smartphone um código de barras intransferível, que será lido na portaria do evento. “Através da leitura do QR Code gerado nessa validação, os recepcionistas conseguem ter acesso ao nome completo e à foto de quem foi autorizado a entrar, garantindo que apenas a pessoa aprovada pelo anfitrião acesse a festa ou um evento de qualquer natureza”, garante.
Empresa estuda lançar uma versão 2.0
A meta do trio é ampliar a expansão do serviço em mais estados brasileiros, assim como no Distrito Federal. A estimativa é a de realizar 600 eventos em 2023, o que representa o dobro do ano passado. Para isso, a Code My Party já prepara sua primeira atualização, adicionando à plataforma algumas melhorias para deixar o sistema ainda mais completo e eficiente.
“Teremos uma interface mais amigável para o anfitrião gerir seus convidados, melhorias na versão utilizada pelos recepcionistas, com grandes avanços na versão para sistemas Android, novos recursos de vinculação entre o WhatsApp e o sistema, permitindo que o anfitrião importe os convidados diretamente de sua agenda no celular, entre outras melhorias”, revela Breno Uchôa, que completa: “Expectativa é que a nova versão seja implementada ainda no primeiro semestre de 2023.”
Ouça a rádio de Minas