Economia

Coteminas atrasa pagamento de salários há dois meses

Problema está ocorrendo nas fábricas de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e em Blumenau, Santa Catarina
Coteminas atrasa pagamento de salários há dois meses
Coteminas vem enfrentando dificuldades, entre outros fatores, devido à concorrência chinesa | Crédito: Arquivo

Os salários dos trabalhadores da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), em Montes Claros, na região Norte do Estado, estão atrasados há dois meses, segundo informação do deputado estadual Arlen Santiago (Avante), que tem base na região. Situação vivenciada por cerca de 4 mil funcionários no município. “Para Montes Claros, o impacto é muito grande, aliás, já está impactando”, frisa.

O parlamentar destaca que o motivo da dificuldade é fruto, entre outros fatores, da “competição chinesa predatória” que vem dificultando a vida de muitas companhias. A Coteminas chegou a ocupar a liderança nacional no segmento de cama, mesa e banho. O deputado ressalta que há empresas especializadas que podem ajudar na recuperação da atividade, o que já aconteceu em companhias na região.

No último mês, Santiago enviou ofício ao presidente Lula (PT) pedindo a intercessão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para uma linha de crédito subsidiada, pautado na questão social, que é a manutenção dos postos de trabalho. O deputado pretende fazer uma mobilização da classe política mineira para tentar sensibilizar o governo federal a atender ao pleito. O parlamentar vai pedir a participação da bancada de Minas no Congresso Nacional em defesa da empresa.

A situação fez com que os funcionários da Coteminas fizessem uma manifestação na porta da fábrica em Montes Claros, no mês passado. A situação dos funcionários do município do Norte de Minas não é exclusiva. Em Blumenau (SC), parte dos 1.250 funcionários da Coteminas se reuniu no último dia 15 para pedir o pagamento dos salários em atraso. A empresa também não estaria depositando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) há vários meses.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Procurada pela reportagem, a empresa não se manifestou até o fechamento da edição.

A reportagem teve acesso a um ofício em que o diretor-presidente Josué Gomes revela que a Coteminas está se desfazendo de ativos em prol da regularização dos débitos da empresa
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas