CURTAS VARIEDADES | 08/03

“Sarau Mulher Brasileira”
Os centros culturais e bibliotecas municipais oferecem mais de 20 atividades gratuita, a partir de hoje e até 31 de março. Um dos destaques da programação é o “Espaço Livre para as Artes – Sarau Mulher Brasileira”, que acontece no Centro Cultural Salgado Filho, Região Oeste, hoje, a partir das 17h30. Haverá uma performance com a atriz e compositora Érica Lima, seguida de um sarau com a poesia de Bilá Bernardes, Márcia Araújo, Maria José Milard e Mary Jane. O espaço estará aberto para a participação de outros poetas. O encerramento será com show musical de Thainar Corrêa. O Centro Cultural Urucuia, Região do Barreiro, promove no próximo sábado, a partir das 14h, o “Papo de Mina”, com um debate sobre ginecologia natural, saúde e direitos da mulher e empreendedorismo feminino na cultura. Na mesma região, o Centro Cultural Bairro das Indústrias, promove um workshop sobre a Síndrome do Impostor, uma condição caracterizada pela auto sabotagem e um sentimento de insegurança.. A conversa será conduzida pela psicóloga Fernanda Linhares. Em seguida, haverá uma ação filantrópica realizada pela instituição Bethel Joana D’arc. O evento acontece no próximo sábado, a partir das 14h.
“Sessão Francofonia”
O Cine Santa Tereza recebe hoje, às 19h, a “Sessão Francofonia – Dia Internacional das Mulheres”, com a exibição do filme Sambizanga (1972, classificação 16 anos), da cineasta Sarah Maldoror (1929-2020), considerada a primeira mulher negra a fazer cinema na África, nos anos 1960. A exibição integra a 9ª Festa da Francofonia, realizada pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, a Aliança Francesa Belo Horizonte, o Wallonie Bruxelles International e o Campus France Brasil. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados de forma antecipada no site www.sympla.com.br. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. A sessão será comentada por Layla Braz e Elaine do Carmo. Layla Braz é produtora executiva e curadora de mostras e festivais de cinema; diretora artística e coordenadora geral da Semana de Cinema Negro e produtora da retrospectiva “Sem Fronteiras: o cinema de Med Hondo”. Elaine do Carmo é produtora cultural e pesquisadora, mestranda em cinemas negros e cinemas negros no feminino, pela Fafich-UFMG.
Bazar beneficente da Santa Casa BH
Comprar produtos de qualidade, a um preço acessível, e ainda ajudar o maior hospital filantrópico 100% SUS de Minas Gerais. É possível se unir a essa corrente de solidariedade, no Bazar Beneficente da Santa Casa BH (SCBH), que abriu suas portas na última segunda-feira de forma permanente na capital mineira. A loja funciona em um ponto próximo ao hospital, na rua Álvares Maciel, 588, no bairro Santa Efigênia. Com a proposta de oferecer uma grande variedade de produtos que foram doados por empresários e outros representantes da sociedade civil, o bazar vende roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, itens de higiene pessoal e de cama, mesa e banho, entre outros. Toda a verba arrecadada será investida na Santa Casa BH, que hoje conta com mais de 1,2 mil leitos e atende pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros.
“O dia ou os dentes”
O Sempre Um Papo recebe a jornalista e escritora Eliza Caetano, no Dia Internacional da Mulher, para o debate e lançamento do livro de poemas “O dia ou os dentes” (Ed. Urutau). A conversa, com mediação da jornalista Jozane Faleiro, vai ao ar hoje, às 19h, com acesso gratuito e tradução em Libras e vai ao ar pelo canal do YouTube do projeto. O livro reúne textos escritos entre 2016 e 2020, inclusive um poema mais longo, “A curva infinita”. Esse último ganhou também uma série de aquarelas da com aquarelas da artista plástica, professora e poeta Julia Panadés, em um publicação separada, a plaquete que leva o nome do poema. O primeiro livro de Eliza Caetano, “O caderno das inviabilidades”, foi lançado em 2016 pela editora Urutau e foi semifinalista do prêmio Oceanos de literatura de língua portuguesa em 2017. Além dos poemas, o Caderno traz um ensaio fotográfico da artista visual Laís Blanco.
Música instrumental
Até 10 de abril, o BDMG Cultural recebe inscrições para os editais de concorrência pública da área musical com foco na produção instrumental mineira. Instrumentistas podem se inscrever na 22ª edição do Prêmio BDMG Instrumental e no Prêmio Marco Antônio Araújo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br. O BDMG Instrumental premia quatro instrumentistas com o valor de R$ 13 mil e a realização de shows em Belo Horizonte, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH, e em São Paulo, no programa Instrumental Sesc Brasil, em uma parceria de longa data com o Sesc SP. Uma homenagem ao legado de Marco Antônio Araújo, o edital que leva o nome do músico mineiro é voltado para a produção autoral, instrumental e independente de artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais. Esta edição premia trabalhos lançados em 2022. O vencedor ou vencedora receberá premiação no valor R$ 10 mil e se apresentará na final do 22º Prêmio BDMG Instrumental, em um pocket show com o repertório do trabalho consagrado.
Ouça a rádio de Minas