Empreendedorismo feminino estimula a cultura da sororidade em Minas

No Dia Internacional da Mulher, reconhecer a importância da atuação de empreendedoras que desbravam espaços antes ocupados somente por homens é uma iniciativa importante.
Porém, esse tema, segundo empreendedoras mineiras, precisa ser abordado e debatido todos os dias e em todas as esferas, começando dentro de casa. A data é uma forma de marcar a memória e a luta das mulheres, bem como um apelo pela transformação cultural, social e política de toda a sociedade.
Atualmente, no mercado de trabalho, são várias as dificuldades que o público feminino ainda enfrenta para empreender. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, as mulheres ganham quase 20% a menos que os homens, mesmo na área do empreendedorismo. No entanto, é após a maternidade que os problemas ficam cada vez mais árduos.
Ter que lidar com uma rotina de jornada dupla ou tripla faz com as mulheres percam a única fonte de renda ou que tenham dificuldade em tocar o próprio negócio. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), praticamente metade das mulheres perdem o emprego após a licença-maternidade. A opção, então, é apostar em empreender.
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Para empreender não há tempo ruim. É com este pensamento que a empreendedora Neide Medeiros, decidiu, ao lado do seu esposo Mazim Plínio e de seus filhos Maicon e Rafael, apostar em um negócio voltado à nutrição e estímulos da saúde e beleza, que tem tido grande adesão do público feminino na cidade de Janaúba, no Norte de Minas.
Criado em 2011, o espaço Protein Bar, não necessariamente atende somente mulheres, mas o negócio tem crescido em expoente com elas. O negócio é caseiro, local onde, inclusive, a maioria das mulheres geralmente decidem começar suas jornadas no empreendedorismo. O espaço tornou-se referência em Janaúba quando o assunto é cardápio de comidas fit com coxinhas assadas, shakes, panquecas, pizzas e suplementos.
“Meu negócio começou com a sororidade entre mulheres. Umas foram chamando as outras, convidando pra conhecer o meu espaço de vida saudável, e aos pouquinhos essas próprias mulheres também começaram a trazer os seus maridos, que passaram a se interessar em cuidar da própria saúde por meio de uma alimentação de qualidade e nutritiva”, relembra.
Pensando na possibilidade de contribuir com as mulheres que possuem dupla ou tripla jornada, Neide investiu em produtos fáceis para preparo e que não ocupam o tempo, em meio a agenda corrida. “Nós mulheres, que cuidamos do lar, trabalhamos fora, e que temos também os nossos filhos, precisamos de um estímulo para cuidarmos de nós mesmas. Portanto, levantar a autoestima a começar pela alimentação é o primeiro passo para essa transformação. Pela facilidade, dá para desenvolver as receitas seja para o café da manhã, lanche, e até mesmo almoço e o jantar”, conta.
Um cursinho preparatório e gratuito de mecânica, na adolescência, foi a porta de entrada para a jornada de empreendedora mineira Barbara Brier. Hoje, ela é referência para mulheres no setor de reparação automotiva. Moradora de Belo Horizonte, Bárbara entrou no ramo com o objetivo de ajudar na renda da família. Desta forma, a mecânica foi a maneira dela entrar no mercado de trabalho sem arcar com gastos em sua qualificação profissional. Desde então, a empreendedora passou a treinar e certificar oficinas que estão aptas a atender o público feminino.
“Foram treinadas, em média, 200 reparadoras e 30 oficinas. Com o curso, chegamos em várias cidades de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, disse Brier. Além disso, o seu negócio capacita cerca de 300 mulheres no setor de reparação automotiva.
Usando a voz para se empoderar no mercado
Independente de se ter um negócio é físico ou digital, fazer o marketing de forma adequada é crucial para alcançar mais mulheres e encorajá-las. Após criar a agência Aquarela, em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, a Alice Libério decidiu empreender para ajudar a impulsionar o negócio de outras mulheres. “Saber muito bem como funciona e a usar sua voz para empoderar pessoas com conteúdos certos, podem ajudar muito as outras mulheres a conquistarem mais espaços e serem vistas”, diz.
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Usando a internet, Alice Libério conseguiu se consolidar como consultora de negócios através da venda de cursos voltados para ferramentas de marketing digital e de estilo. Ela é a criadora também de conteúdos com destaque para mulheres, que já foram produzidos para marcas como o Sebrae, Ânima Educação e o Banco Inter.
Mulher, mãe e uma oportunidade
Márcia Machado é moderadora do maior grupo materno de Minas Gerais, o Amor de Mãe BH, e uma das idealizadoras da loja colaborativa. Ela conta que após várias reuniões do grupo, percebeu que muitas mães tinham o mesmo problema: não conseguir cuidar dos filhos e do próprio negócio ao mesmo tempo. “Esse foi um dos motivos que nos fizeram embarcar nesse projeto da loja colaborativa. Lá, dezenas de mães vendem seus produtos e trabalham através de revezamento”.
A empreendedora conta que a loja possui 40 estandes e, a cada dia, 6 mães atuam em escala para o atendimento aos clientes. “Além disso, temos um espaço confortável que permite a essas mães levarem seus filhos para a loja. Enquanto uma atende, as outras podem tomar conta das crianças”, diz.
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Depois de uma feira realizada pelas próprias mulheres que compõem o grupo, nasceu a primeira loja colaborativa materna do Brasil. O Espaço Colaborativo Amor de Mãe conta com produtos variados vendidos pelas empreendedoras participantes. A loja está localizada no 1ª piso do Shopping Del Rey, no bairro caiçara, região Noroeste da Capital.
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