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Energy Brasil quer expandir atuação em Minas Gerais

Empresa pretende ter unidades em, pelo menos, metade das cidades mineiras com mais de 30 mil habitantes
Energy Brasil quer expandir atuação em Minas Gerais
A Energy Brasil é especialista na comercialização de kits fotovoltaicos, serviços de instalação, manutenção e monitoramento | Crédito: Divulgação / ENERGY BRASIL

Espalhada pelo Brasil com mais de 500 unidades, sendo 30 delas em Minas Gerais, a Energy Brasil – especialista na comercialização de kits fotovoltaicos, serviços de instalação, manutenção e monitoramento – foca seu plano de expansão no Estado e pretende ter unidades em pelo menos metade das cidades mineiras com mais de 30 mil habitantes até o fim do ano que vem.

De acordo com o CEO e fundador da Energy Brasil, Túlio Fonseca, o faturamento da empresa ultrapassou a casa dos R$ 180 milhões no ano passado, o que representou um aumento de mais de 100% em relação ao ano anterior. A projeção é que este ano a empresa fature mais de R$ 400 milhões, um aumento de 120% em relação a 2022.

“Minas Gerais tem uma grande importância dentro da nossa estratégia de crescimento porque é um mercado volumoso. Atuamos no segmento residencial e pequenos negócios. Hoje, o custo da energia é muito alto para a maioria das pessoas. O solar vem para tentar diminuir esse valor para a população. Viemos com o viés de popularizar a energia solar. Democratizar o acesso simplificando a linguagem, promovendo um entendimento mais fácil”, explica Fonseca.

O atual momento do mercado brasileiro justifica o otimismo do gestor. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Estado de Minas Gerais lidera o ranking de geração de energia solar, com mais de 2,4 GW de potência instalada em energia solar, sendo 1,7 GW em GD (geração distribuída) e cerca de 730 MW em GC (geração centralizada).

Ao mesmo tempo, porém, o conhecimento da população sobre os termos e as diferentes possibilidades de consumo ainda é escasso. A Lei 14.300, que institui o marco legal do micro e minigeração de energia, foi sancionada em 2022 e começou a valer a partir do dia 1º de janeiro.

“As diferentes formas de geração e de distribuição de energia não se excluem, elas se completam. Estamos passando por uma revisão da nossa matriz energética e diversificando as opções. Mas as pessoas sabem pouco sobre isso. Faz parte da nossa missão traduzir as informações para o público amplo a fim de democratizar o acesso”, destaca.

Com um investimento a partir de R$ 100 mil o candidato a franqueado pode adquirir um dos formatos: loja de rua, contêiner, loja de shopping ou quiosque. Como perfil, o candidato precisa apresentar espírito empreendedor, vontade de ter várias unidades e capacidade de gerir equipes.

Os planos também já vislumbram a possibilidade de internacionalização da empresa. Na primeira semana de fevereiro o executivo viajou ao México, integrando a comitiva capitaneada pela Apex Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A meta é abrir a primeira praça internacional até o fim do ano.

“O franchising é transferência de conhecimento e uso de marca. Temos uma grande responsabilidade na qualificação dos nossos franqueados. Temos uma universidade corporativa que capacita o franqueado e também a equipe dele por uma plataforma EAD. Ao fim, o franqueado passa uma semana conosco na sede em São José do Rio Preto (SP). Os nossos fornecedores também participam desse treinamento”, pontua o CEO da Energy Brasil.

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