Variedades

Plano vai promover turismo da fé em Minas Gerais

Primeira etapa do projeto será o Minas Santa, ação que vai divulgar a Semana Santa do Estado
Plano vai promover turismo da fé em Minas Gerais
Portfólio com os principais destinos mineiros para a Semana Santa de 2023 será divulgado no dia 1º de abril | Crédito: Leo Bicalho / Secult

Conhecida por sua religiosidade e dona do maior conjunto barroco preservado do Brasil, Minas Gerais ganha, agora, o seu Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e o projeto Minas Santa, que vai promover a programação religiosa para moradores e turistas.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o objetivo é estruturar, capacitar e promover o turismo da fé no Estado.

“É preciso que a gente tenha coragem de olhar de forma mais profunda a nossa mineiridade, a nossa cultura e dar valor a isso. Perceber todo esse arcabouço material e imaterial da nossa cultura edificada e não edificada e colocar isso a serviço das pessoas e, sobretudo, colocar todo esse arcabouço histórico a serviço do público”, explicou Oliveira.

As estratégias visam a posicionar Minas entre os principais destinos de fé do País por meio da divulgação e promoção de experiências desse segmento nas redes sociais e no Portal Minas Gerais, bem como com ações em feiras de expressividade nacional e internacional. O objetivo é apresentar um portfólio consistente com a oferta disponível em Minas Gerais, estimulando o incremento no fluxo turístico e a geração de emprego e renda, em harmonia com a proteção e valorização dos bens culturais da fé. O portfólio com os principais destinos mineiros para a Semana Santa de 2023 será divulgado no dia 1º de abril.

Semana Santa

O primeiro passo do plano é o projeto Minas Santa, que vai divulgar a Semana Santa do Estado. O investimento previsto pelo Estado para essa fase é de R$ 1 milhão. Um portfólio será criado a partir do compartilhamento da programação pelos municípios. O objetivo é que, no ano que vem, pelo menos, 200 cidades já façam parte do inventário. O material poderá ser acessado pelo site www.minasgerais.com.br.

“Vamos oferecer um portfólio da Semana Santa para as pessoas e movimentar o Estado para tornarmos esse produto turístico mais importante do que já é atualmente. Precisamos fazer com que isso chegue, sobretudo, aos destinos que devem se apropriar desse projeto”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas