Empresário mineiro mostra otimismo pelo 2º mês seguido

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) em Minas Gerais registrou 51,4 pontos em março deste ano. Esse é o segundo mês consecutivo em que o indicador demonstra confiança entre os industriais mineiros (acima dos 50 pontos). O percentual de março cresceu apenas 0,1 ponto frente ao mês anterior, representando uma relativa estabilidade no período.
Para a economista da Gerência de Economia e Finanças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Daniela Muniz, essa confiança dos empresários mineiros está ancorada no otimismo para os próximos seis meses.
“As primeiras definições quanto à agenda econômica do governo e a sinalização do anúncio de um novo arcabouço fiscal ainda em março influenciaram positivamente as perspectivas dos empresários”, observou.
Mas, se comparado com março do ano passado (55,8 pontos), o índice de confiança dos empresários da indústria estadual caiu 4,4 pontos, sendo o mais baixo para o mês em sete anos. O Icei de março também foi 1,4 ponto abaixo da média histórica (52,8 pontos).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já o Icei do Brasil diminuiu 0,7 ponto em relação a fevereiro (50,6 pontos) e marcou 49,9 pontos em março, voltando ao patamar que demonstra falta de confiança.
O Icei resulta da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam percepção positiva.
Ouça a rádio de Minas