Economia

Atividade econômica retrai 2% em Minas no 4º tri de 2022

Queda em indicador resultou principalmente da baixa nos setores de agropecuária, energia e saneamento e comércio
Atividade econômica retrai 2% em Minas no 4º tri de 2022
Indústria de transformação mineira apresentou crescimento de 0,3%, menor resultado entre os setores | Crédito: Reuters

Minas Gerais fechou o último trimestre de 2022 com uma variação negativa de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) quando comparada ao trimestre anterior. A queda resultou da baixa nos setores de agropecuária, energia e saneamento e comércio. Em nível nacional, o Estado teve participação de 9% na atividade econômica. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, pela Fundação João Pinheiro (FJP).

No quarto trimestre do ano passado, o PIB mineiro foi estimado em R$ 233,4 bilhões. Enquanto isso, o saldo estadual em todo o ano de 2022 foi de R$ 924,7 bilhões. No balanço anual, Minas teve um desempenho de 9,3% de todo o volume de produto agregado nacional.

Apesar de ligeiro crescimento, indústria contribuiu menos

Os dados apurados pela FJP sobre o PIB mineiro também apontam que o setor da indústria de transformação mineira apresentou crescimento de 0,3% no Valor Adicionado Bruto (VAB). Esse resultado é em comparação do quarto trimestre de 2022 com o trimestre anterior. Já no cenário nacional, a indústria teve retração de 1,4% no mesmo período.

Leia mais: Lula diz que PIB vai crescer porque governo vai gerar emprego

O balanço do PIB mostra que as áreas de energia e saneamento apresentaram decréscimo de 3,2% no volume de VAB no quarto trimestre de 2022. Porém, foi registrada uma expansão de 4,0% em 2022 na comparação com 2021. O setor de comércio teve uma retração de 1,1% no VAB na comparação do quarto com o terceiro trimestre de 2022. No entanto, o comércio também teve uma variação positiva de 1,1% no acumulado do ano.

Construção civil teve melhor expansão no PIB de Minas

Quando a pesquisa retrata o mercado mineiro de construção civil, o setor registrou uma retração de 0,5% no volume de VAB na comparação do quarto com o terceiro trimestre de 2022. No Brasil, houve também uma queda de 0,7%. Mesmo assim, o setor apresentou expansão de 5,4% em Minas Gerais no acumulado do ano, o que favoreceu o desempenho do PIB.

Já a indústria extrativa mineral de Minas, após resultado desfavorável no PIB do terceiro trimestre, apresentou expansão no volume do VAB. A parcela do setor para a contribuição no PIB foi de 3,9% no quarto trimestre de 2022 em relação ao período anterior. Apesar desses resultados, houve queda de 1,6% no VAB no acumulado do ano.

Leia mais: Ritmo da economia brasileira deve ser menor neste ano

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas