Opinião

FCDL-MG: meio século em constante movimento

FCDL-MG: meio século em constante movimento
Crédito: Adobe Stock

Frank Sinatra*

No início da década de 1970, o Brasil estava no auge do chamado “milagre econômico”, com índices do PIB na casa de dois dígitos, queda da inflação e entrada de capital estrangeiro. Enquanto isso, Minas Gerais crescia acima da média nacional, vivendo um período de grande desenvolvimento econômico, sobretudo com a instalação de dezenas de multinacionais no Estado.

Todo esse cenário contribuía fortemente para a expansão do consumo, permitindo que os setores de comércio e serviços ganhassem espaço. E foi nesse contexto, em 19 de março de 1973, que nasceu a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

À época, existiam algumas poucas CDLs, que se relacionavam apenas em nível regional. Mas uma diretriz da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas já orientava que cada estado tivesse uma instituição que congregasse as entidades e ampliasse sua voz, representando seus interesses em âmbito estadual e até nacional.

E é assim que a FCDL Minas atua há 50 anos: trabalhando para fortalecer os segmentos que são a mola propulsora do desenvolvimento econômico do País. Hoje, a Federação reúne mais de 200 CDLs e cerca de 60 mil associados, que correspondem, por sua vez, a aproximadamente 6% do PIB estadual e geram 400 mil postos de trabalho.

Mas, representar uma fatia tão importante da cadeia produtiva do Brasil não é tarefa fácil. Ao longo dessas cinco décadas, nossa nau varejista já enfrentou mares revoltos, ventos fortes e tempestades, porém, sempre pronta a recalcular rotas e se reinventar.

Com união e dedicação, vamos seguindo mar adentro, norteados pelos princípios associativistas, que nos permitem ampliar constantemente nossa atuação, inclusive junto ao poder público, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Neste meio século, temos conquistado credibilidade e apoio político, que se convertem em um espaço adequado para o trabalho desenvolvido pelas CDLs junto aos seus associados. Hoje, a visibilidade e a representatividade da FCDL-MG perante todos os setores da economia mineira são pilares edificados. Contudo, sabemos que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados e caminhos a serem percorridos.

Por mais longo que seja o percurso, o objetivo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais é de não medir esforços para tornar o varejo cada vez mais forte. Pois acreditamos que é dessa forma que se constrói uma história de protagonismo e representatividade: navegando em constante movimento.

E que assim seja, por pelo menos mais 50 anos!

*Presidente da FCDL-MG

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas