Variedades

Palácio das Artes sedia Feira Mostrô

A 19ª edição do evento ocorre neste sábado (18) e domingo (19), com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais
Palácio das Artes sedia Feira Mostrô
Crédito: Paulo Lacerda

A mineiridade não parte de algo abstrato, ela faz parte do caldo cultural que envolve os mineiros e se desenvolveu a partir da confluência dos saberes de matrizes africanas, das tradições indígenas e de tantas outras culturas.

A Mineiridade está no modo de se tocar viola, nas rezas, no congado, nas folias de Minas, nas benzedeiras, na cozinha mineira, no acolhimento de um povo. É onde as próprias interações do cotidiano e da formação cultural são transpostas da coletividade, do fazer prosaico da vida cotidiana, para a ação, rememorações e modos de agir e fazer cultural.

A partir dessa concepção, a Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade leva para o Palácio das Artes, neste sábado (18) e domingo (19), de 10h às 18h, 100 expositores de diversos segmentos da economia criativa e da cultura de Minas Gerais para promover o que o estado mineiro possui em toda sua pujança cultural. O evento é gratuito e inaugura a parceria do projeto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais, a 19ª edição da Feira Mostrô leva para o complexo cultural do Palácio das Artes produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes mineiros. A programação conta, com DJ Pedro Pizelli e oferece ao público a diversidade da gastronomia, do vestuário, do artesanato e de outros segmentos da cultura do Eestado.

Entre os participantes desta edição se destacam os expositores Casa Fina e Uai Soul, produtores do sul de Minas Gerais; Chavela Produtos Artesanais; Baixa Comidaria Petiscos Artesanais; Djalmadja Ateliê; De Corpo Casa y Alma; Impressa Design; e Curará.

A literatura também está contemplada no evento por meio da livraria itinerante Páginas Editora, que terá estande fixo nos dois dias do evento.

“A Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade tem como objetivo ser um importante vetor e propagador da economia criativa e da riqueza cultural de Minas Gerais. Para isso, convidamos 100 expositores de diversos segmentos da cultura da Mineiridade, como a gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, design e literatura. Também possibilitamos uma programação recheada de atividades e entretenimento. Nossa proposta tem como norteador promover a mineiridade em todas as suas instâncias e abarcar a moda, a cozinha, a música e tudo o que o Estado traz de legado para a cultura brasileira. A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo é um reconhecimento para as ações desenvolvidas pela Mostrô e estar num equipamento cultural que transpira a cultura mineira como o Palácio das Artes, gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é um privilégio para nós”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da mostra.

A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 70 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no Estado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas