Opinião

Descomplique para ser feliz

Descomplique para ser feliz

David Braga*

Quando abrimos os olhos pela manhã, ao acordarmos, é dada a largada para a vida e o cronômetro das próximas 24 horas é iniciado. Em meio às intensas e desafiadoras agendas, quase sempre nos esquecemos de agradecer a Deus pelo dom de estarmos vivos. É preciso lembrar que praticar a gratidão e valorizar o que temos, apreciando cada vez mais as coisas simples da nossa rotina, nos ajuda a mudar as perspectivas.

 Assim também são as empresas, que buscam diariamente se reinventar e investem milhões de reais na adoção de novas tecnologias e promovem a tão falada inovação, conquistando mais velocidade nos processos, com menos investimentos financeiros.

 Sempre que possível é interessante parar e refletir sobre o que estamos fazendo, falando, na nossa forma de trabalhar e agir – se condizem com quem somos, se se conectam com nossos valores e propósitos. Porque se estamos no piloto automático, quase que como robôs, repetindo padrões e desalinhados com o que queremos, daremos espaço para a infelicidade, para a ansiedade, a depressão e a angústia se instalarem na nossa vida.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 Já sabemos que a vida é feita de fases, não é verdade? E em alguns momentos podemos estar em um contexto desgastante, pesado e carregado de responsabilidades e preocupações. Por isso, a busca pela leveza pode ajudar a encontrar um equilíbrio entre as exigências cotidianas e a necessidade de cuidar de si mesmo.

 Evidentemente, para avaliar como estão suas expectativas em relação à sua real rotina, é preciso antes de qualquer coisa buscar seu autoconhecimento, pois ao se conhecer mais, você entenderá quais são suas principais competências e habilidades, o que ainda precisa melhorar, além de entender quais ambientes, atividades ou mesmo pessoas, são nocivas em seu dia a dia.

 Quando você se conhece, aprende a priorizar e, com isso, identifica o que realmente é importante para você. Assim, poderá concentrar-se nessas coisas, enquanto tenta minimizar ou eliminar as outras. Definir metas claras e alcançáveis também pode ser útil para manter o foco e simplificar as coisas, permitindo que você se concentre nas tarefas mais importantes e, nesse sentido, aprender a dizer não a compromissos e responsabilidades desnecessárias. Isso evita estresse e sobrecarga.

 Um dos exercícios para começar a colocar em prática esse foco é identificar maneiras de simplificar suas tarefas diárias, estabelecendo pequenas regras ou horários, por exemplo, determinando 30 minutos para ler e-mails assim que chega ao trabalho, para depois iniciar seus compromissos do dia. Com isso, você abre espaço na agenda, tendo mais tempo livre para criar e inovar, ou terminar um projeto que está na gaveta por falta de tempo.

 Cuidar da mente também é de vital importância – praticar a meditação e o mindfulness pode ajudar a se concentrar no presente, reduzindo a ansiedade e o estresse de achar que sempre precisamos pensar no futuro. Lembre-se que o que você faz ou deixa de fazer hoje, definirá o seu futuro.

 Outro aspecto relevante na construção desse processo é aprender a soltar o controle, aceitar o que não pode ser mudado e deixar ir as preocupações e as coisas sobre as quais não temos domínio. Tenha certeza que ajuda a aliviar a carga da vida. Também interessante normalizar que é possível, sim, fracassarmos ou que não daremos conta de abraçar o mundo e fazer tudo o que gostaríamos. Quem foi que disse que nas empresas precisamos ser gerentes, diretores ou presidentes? O importante é ser bom naquilo que você se propõe a fazer e onde você se sente útil e feliz!

 Encontrar equilíbrio entre trabalho e lazer, entre dedicação e descanso, entre dar e receber, entre estar presente e se distanciar, pode ser uma forma de construir a leveza na vida. Incorpore também a risada e a alegria à sua rotina, pois certamente contribuirão para aliviar tensões.

 E já que a vida não se resume apenas ao trabalho, ter tempo livre para um cinema, ler seu livro predileto ou mesmo estar com amigos e familiares é fundamental, ou quem sabe até não fazer nada. E não se esqueça do seu lado espiritual como sendo uma dimensão importante da vida humana que se relaciona com a busca de significado e propósito, e com a conexão com algo maior do que a própria existência individual. Pensei nisso!

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; além de conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas