Negócios

DC LIVROS | 25/03

DC LIVROS | 25/03

Quando a privatização atende ao interesse público?

Até que ponto as propriedades e serviços públicos devem ser geridos pela iniciativa privada? Pode a privatização parcial ou total de uma empresa estatal servir aos objetivos de desenvolvimento regional do Estado? Como deveria ser conduzido o processo de privatização, de forma a atender o interesse público? Um estudo de caso apresentado pelo engenheiro elétrico Salatiel Pedrosa Soares Correia contribui para elucidar a realidade das privatizações no Brasil, a partir de um caso concreto do setor elétrico.Em “O capitalismo mundial e a captura do setor elétrico na periferia”, o autor reconstitui os processos históricos daquela que chegou a ser a maior estatal goiana, desde a fundação, em 1956, até a total descapitalização da empresa. Ex-funcionário da Companhia Energética de Goiás, hoje aposentado, Salatiel reuniu, ao longo de 20 anos, documentos e dados que comprovam como o forte clientelismo político e a ausência de um plano estratégico de desenvolvimento desencadearam um profundo desequilíbrio econômico da Celg, justificando a privatização. (O capitalismo mundial e a captura do setor elétrico na periferia, Salatiel Pedrosa Soares Correia, Appris Editora, 280 páginas, R$ 62)

Como transformar adversidades em oportunidades?

Mesmo quando se sabe onde quer chegar e os resultados que deseja alcançar, pode ser difícil estruturar uma jornada real para atingir os próprios objetivos. Foi pensando nisso que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira desenvolveu um conceito “(Auto) liderança Antifrágil”, que intitula seu primeiro livro.Publicada pela Editora Gente, a obra é ancorada na metodologia dos 5 A’s – autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação. Moreira dedica um capítulo a cada definição que, juntas, criam um roteiro executável para tirar do mundo das ideias qualquer objetivo, seja ele pessoal ou profissional. Obstáculos como o vento em alto-mar sempre vão existir e, assim como os navegantes descobriram maneiras de enfrentar tal adversidade, cada pessoa, ao conhecer a si mesma, poderá gerar soluções cabíveis de acordo com a situação. Segundo o autor, um dos segredos para alcançar o sucesso é constância. (|Auto|liderançaAntifrágil, Victor de Almeida Moreira, Editora Gente,192 páginas, R$ 59,90)

Leve a vida a sério, mas com a alegria de uma brincadeira

Viver não deveria ser sinônimo de sofrimento. Este é o ponto de partida para “Playfulness! Trilhas para uma vida resiliente e criativa”, lançamento literário do especialista em psicologia positiva Lucas Freire. A obra resgata os benefícios das brincadeiras de criança que caem em desuso na vida adulta, quando tudo é sério demais. Neste sentido, brincar não significa não levar a vida e o trabalho a sério, mas sim estimular a criatividade, as relações interpessoais, o sentimento de pertencimento, a satisfação com as atividades executadas no dia a dia e muito mais. Burnout, estresse, depressão e ansiedade infelizmente são diagnósticos cada vez mais comuns. Como é possível então encarar a rotina como algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais? Ancorada em quatro bases, a metodologia criada pelo psicólogo auxilia o leitor na busca por uma vida mais leve e criativa mesmo em um cenário de pressão e exigências. (Playfulness! Trilhas para uma vida resiliente e criativa, Lucas Freire, DVS Editora, 224 páginas, R$ 89)

Salve os unicórnios!

Do sabor das nuvens e extinção dos unicórnios ao fim do mundo e a morte. Quão difícil pode ser responder as complexas perguntas de uma criança? A professora universitária Gisele Moreira não só teve de enfrentar os muitos questionamentos das filhas Lucy e Nina, como aprendeu a escutá-las mais, pois perguntar é uma prática que merece atenção. A experiência virou um divertido livro: “Posso fazer uma pergunta? Crônicas para salvar unicórnios”. “Quem vai ser a mãe do nosso bebê?”, “Tristeza é doença?” e “Você vai morrer primeiro, né?” são algumas das perguntas aprofundadas pela autora na obra, com contextos capazes de emocionar os leitores. Em formato de crônicas, os diálogos de Gisele com as meninas também convidam pais e educadores a praticarem mais a escuta ativa, e deixarem de lado as respostas curtas. Afinal, tudo pode render um bom debate e aprendizado para ambas as partes. Ao dar a devida atenção às inusitadas perguntas, Gisele percebeu medos reais das filhas, disfarçados na fantasia. Por isso, para responder sobre a possibilidade do fim dos unicórnios, ela se apropriou da ludicidade da magia, em um diálogo profundo sobre preservação ambiental. Este exercício ainda a permitiu escutar sua criança interior para questionar mais; além de olhar o mundo com mais beleza, leveza e inocência. Um movimento que também deseja provocar nos leitores. (Posso fazer uma pergunta? Crônicas para salvar unicórnios, Gisele Moreira, Editora Uiclap, 111 páginas, R$ 44,96)

As 22 Leis Imutáveis do Marketing

Estrategistas de marketing mais conhecidos do mundo, Al Ries e Jack Trout apresentam na obra “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, lançamento da H1 Editora, insights valiosos que resistem ao teste do tempo e leis básicas que definem o sucesso e o fracasso no mercado. Leitura imprescindível para quem deseja se familiarizar com as leis que ditam o mundo do marketing, o livro discute e traz também exemplos de campanhas mal e bem-sucedidas analisadas pela dupla referência absoluta na área.Na publicação, os autores best-sellers do clássico livro “Posicionamento” instigam o leitor a pensar na existência das leis que permeiam vários campos e explicam que, se existem, por exemplo, leis da natureza e da física, também deve haver leis do marketing. Pode-se construir um avião impressionante, mas ele nunca sairá do solo se ignorar as leis da física, especialmente a gravidade. Por que, então, perguntam os autores, não deveria haver também leis de marketing que devam ser seguidas para lançar e manter marcas vencedoras? (As 22 Leis Imutáveis do Marketing, Al Ries e Jack Trout, H1 Editora, 148 páginas, R$ 127 livro avulso ou R$ 247 livro e curso)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas