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Davozzi conquista mercado com temperos naturais

Empresa de Rio Pomba fabrica caldos naturais e líquidos
Davozzi conquista mercado com temperos naturais
Em três meses o produto já estava sendo comercializado com ótima aceitação, diz Haegler | Crédito: Divulgação/Davozzi

A Davozzi é uma indústria mineira que nasceu em 2021 para revolucionar o mercado dominado pelos cubinhos artificiais de tempero no Brasil. Desde então, são mais de 300 pontos de vendas no País, entre supermercados, delicatessens e mercearias, espalhados por 24 estados brasileiros.

A empresa está sediada no município de Rio Pomba, na Zona da Mata mineira, e prevê faturamento próximo de R$ 6 milhões em 2023. Caso o resultado se confirme, representará o dobro do apurado no ano anterior.

Outra meta estabelecida para os próximos dois anos diz respeito a atingir pelo menos mil pontos de vendas, além da expansão da atuação para o mercado B2B de alimentação, ou seja, empresa de catering, hotéis, foodservice, hospitais, entre outros segmentos.

De acordo com o CEO da Davozzi, Miguel Haegler, embora a utilização de caldos naturais e líquidos não seja um hábito comum entre os brasileiros, as mudanças de comportamento das pessoas, a busca por uma alimentação equilibrada e a otimização do tempo têm cada vez mais tornando propícia a entrada de novos produtos no mercado. E esse foi o caso dos caldos Davozzi.

“Nos Estados Unidos esse produto já é disseminado pela praticidade e saudabilidade. É um setor bem desenvolvido, com dezenas de players e vende mais de 1,1 bilhão de litros ao ano. Depois de alguns anos morando fora, resolvi trazer para cá. Iniciei alguns testes em parceria com o Grupo Trigo, do Spoleto, e percebemos que era algo promissor. Não foi possível seguir com eles por questões de custos. Mas a Tetra Pak se interessou e me ajudou a buscar novas alternativas para dar prosseguimento com a proposta”, recorda.

Foi então que em maio de 2021 Haegler alugou uma antiga fábrica de refrigerantes em Rio Pomba e deu início à produção. Em três meses o produto já estava sendo comercializado com ótima aceitação no mercado. Hoje são três sabores disponíveis no mercado: carne (boi), frango e legumes.

“São prontos para beber (como consume) ou cozinhar. São naturais, sem conservantes, sem gordura e com 40 vezes menos sódio do que o caldo processado em cubinho”, ressalta.

A Davozzi tem três sabores: carne (boi), frango e legumes | Crédito: Divulgação/Davozzi

Davozzi prepara expansão

E a inovação que nasceu da atração de Haegler pela alimentação saudável e de alta qualidade, agora tem outro objetivo: levar a opção de tempero prático e 100% natural ao máximo possível de brasileiros. Para isso, foi firmada uma parceria com a XR Advisor, consultoria estratégica, gestão de ativos e investimentos via fundos, empresas parceiras e capital próprio. A empresa será a responsável por ajudar a Davozzi a ser referência nacional em caldos líquidos naturais.

O movimento para isso já começou há quase seis meses e, segundo o CEO da XR Advisor, Rodolfo Oliveira, a intenção é elevar a Davozzi a um patamar 100% profissional, com uma governança forte, processos e tecnologia preparados para acompanhar a rota de crescimento já definida. Para se ter uma ideia, o mercado de molhos e temperos no mundo já atinge cifras da ordem de US$ 15 bilhões e a expectativa é ampliar mais de 4,5% ao ano, conforme consultorias privadas.

“Para chegar no ponto em que a empresa está, entre 2021 e 2022, entre a concepção e o capex foram investidos R$ 2,5 milhões. Agora estamos avaliando a melhor forma de fazer acontecer o novo salto da empresa. Há opção de fazer uma rodada de investimento ou abrir o capital. O negócio já atingiu a maturidade necessária para esse próximo passo”, diz.

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